Camarada Regina de Sena, presente!

Comunicamos, com pesar, que a nossa camarada Regina de Sena, militante da 4ª Internacional há quase 40 anos, faleceu ontem, 10/12, na cidade do México.

No Brasil, Regina iniciou sua militância na tendência estudantil Liberdade e Luta no final dos anos 70, na luta contra a ditadura militar. Como integrante da OSI – Organização Socialista Internacionalista , participou do processo da fundação do PT.

Fiel à luta dos trabalhadores em defesa da independência de classe, Regina jogou importante papel na fundação da CUT – Central Única dos Trabalhadores.

Enfermeira de profissão, impulsionou e organizou a fundação do sindicato da sua categoria, o Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo, entidade que presidiu por várias gestões. Também militou e foi dirigente do Sindsep – Sindicato dos Servidores Municipais de SP- onde foi diretora entre 2002 e 2005, como secretária da pasta de saúde do trabalhador.

Militante internacionalista, impulsionou e participou de várias atividades internacionais, entre elas o Tribunal da Dívida Externa no Peru e a Conferência Mundial Aberta em Paris.

Incansável defensora da saúde pública, seja no Brasil ou no México, onde vivia há mais de 10 anos , Regina militava na Seção Mexicana da 4a internacional – Organização Socialista dos Trabalhadores. Do México, colaborava ativamente na edição, em português, da Revista A Verdade, na equipe de tradutores.

Seu corpo será cremado hoje, 11/12 às 18h, horário do México e em 15/12, os camaradas da seção mexicana realizarão uma homenagem à história de luta da camarada Regina.

A Corrente O Trabalho do PT, seção brasileira da 4ª Internacional, saúda a memória da militante revolucionária que foi, durante toda sua vida, a nossa camarada Regina. E externa sua solidariedade ao seu companheiro de vida e militância no México, Luiz Vazquez e aos filhos e netos que deixa no Brasil.

Camarada Regina, presente!

Corrente O Trabalho do PT – Seção Brasileira da 4ª Internacional

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas