Covid-19: Falta segurança aos trabalhadores da saúde em Florianópolis

Renê Munaro, presidente do SINTRASEM (sindicato dos municipais de Florianópolis) denuncia falta de segurança para profissionais de saúde

Com informações do SINTRASEM:

Em pleno dia mundial da saúde os trabalhadores municipais da Saúde de Florianópolis foram surpreendidos com o erro na compra de equipamentos de proteção individual (EPI’s) que serão usados durante a pandemia do coronavírus. Algumas máscaras compradas, não filtram adequadamente e não protegem contra a propagação do vírus Covid-19, expondo a categoria aos riscos de contaminação.

😷Ainda hoje, 7 de abril, foi divulgada uma nova normativa da Secretaria de Saúde sobre o uso regular desses mesmos EPI’s. Nessa normativa, a administração já prevê a falta dos equipamentos e recomenda o uso de face shield quando não tiver mais as máscaras adequadas. Importante destacar que o _face shield_ não substitui o uso de máscaras e demais EPI’s, apenas aumenta sua eficácia, portanto, nada justifica faltar o EPI básico que garante a segurança dos profissionais de saúde.

👨🏾‍⚕️A gestão ainda recomenda o uso das máscaras de pano aos profissionais administrativos, mesmo aqueles que podem ficar em áreas de contato com pacientes. Submetendo estes profissionais a ambientes que podem estar contaminados e que, sem a barreira de proteção adequada, aumentando suas chances de contaminação.

🚑Mesmo aos profissionais do SAMU é racionado as máscaras N95, que garantiriam sua segurança e faltam macacões descartáveis, nos padrões adequados para evitar sua exposição ao risco, por constantemente terem que manusear vias aéreas, adentrar nas casas das pessoas com sintomas e submeterem-se a alto risco de contaminação.

🏥Aos trabalhadores das UPA’s, faltam aventais e máscaras N95 na quantidade suficiente, forçando a reutilização por vários dias e a não permissão do uso em alguns setores considerados de menor risco. Mesmo que esse risco já não seja mais possível de mensurar.

É esse o presente aos trabalhadores da saúde que ficam cara a cara no atendimento à população? É dessa forma que o prefeito homenageia seus bravos trabalhadores da saúde com erros e exposição ao risco do coronavírus?

❌Chega! Exigimos respeito! Queremos menos marketing e mais atuação efetiva na segurança dos trabalhadores e de todo o povo de Florianópolis. Garanta a segurança de quem esta a frente combatendo esta pandemia!