CUT-RS segue campanha pela testagem dos trabalhadores da saúde

Hoje pela manhã (15) dirigentes da CUT/RS e do Sindisaúde realizaram ato em frente ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre como parte da campanha estadual pela testagem em massa de todos os profissionais de Saúde para covid-19.

Foram estendidas faixas para chamar a atenção dos trabalhadores e cobrar medidas das autoridades e das empresas, para que hospitais, UPAs e postos de atendimento realizem testes frequentes nestes tempos de pandemia do coronavírus. Quatro trabalhadores já perderam as suas vidas no Estado, muitos se encontram infectados e afastados do trabalho, enquanto outros estão contaminados, mas ainda não sabem por falta de testagem e podem estar disseminando o vírus para colegas e a própria população.

Audiência entre TRT e trabalhadores da área de saúde abre possibilidade de testagem ampla para essa categoria
A testagem para covid-19, principalmente para setores e categorias que enfrentam maior risco de contágio, é uma exigência que encontra amplo apoio entre os trabalhadores. Nessa sexta-feira, 10, houve uma audiência virtual no TRT-4 que abriu a possibilidade de testagem de trabalhadores e trabalhadoras da saúde nos hospitais públicos e privados do Rio Grande do Sul.

HC POA

A mediação foi resultado de ação ajuizada pela CUT/RS e pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (Feessers) contra as federações patronais que representam hospitais, santas casas e municípios, cobrando a testagem de todos os profissionais da área. Participaram a CUT/RS, a Feessers, o Sindisaúde, entidades patronais, o Conselho Regional de Enfermagem do RS, a Procuradoria Geral do Estado e o Ministério Público do Trabalho. Depois dos debates, ficou definida a possibilidade de início de um processo de testagem, começando por instituições de saúde com grande volume de atendimento.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas