Encontro Nacional do DAP acontece dia 15 de dezembro

O Diálogo e Ação Petista fará seu Encontro Nacional no dia 15 de dezembro, em São Paulo reunindo representantes dos grupos de base. Cada grupo de base deve eleger 1 ou 2 delegados e providenciar as condições materiais de sua participação.

O Comitê Nacional do DAP, que se reuniu dia 31 de outubro, na sede nacional do PT, em São Paulo, discutiu a necessidade de realizar o encontro ainda neste ano, para fazer um balanço do 7º Congresso do PT, do desenvolvimento da situação nacional e internacional e assim ser um ponto de apoio para que os grupos de base iniciem o ano mais preparados para uma conjuntura política potencialmente explosiva.

O encontro acontecerá três semanas depois do 7º Congresso Nacional do PT, quando o partido decidiu reconduzir a presidente Gleisi Hoffman e adotou um conjunto de resoluções que serão analisados.

O Encontro Nacional do DAP será precedido também da reunião do Comitê Internacional de Ligação e Intercâmbio (CILI). O CILI foi constituído na Conferência Contra a Guerra e a Exploração (Argel, dezembro de 2017), na qual a delegação brasileira integrava uma representação do PT, através do companheiro Luiz Eduardo Greenhalgh.

A reunião do CILI que ocorreu de 28 a 30 em Paris, contou com a presença, pelo Brasil, dos companheiros Luiz Eduardo, Julio Turra. Ela discutiu a situação mundial, marcada por explosões sociais, como na Argélia, Chile, Equador e Líbano.

No encontro nacional do DAP, os resultados da reunião de Paris trazidos por esses companheiros, serão importantes subsídios para nossa discussão internacional e nacional.

Essa discussão já teve início na reunião do Comitê Nacional, avaliando-se o impacto que a situação na América Latina terá sobre o PT e seu 7º Congresso.

A reunião do Comitê Nacional fez também um balanço da participação do DAP nos Congressos Estaduais que foi considerada bastante positiva, com o DAP ampliando sua representação nas comissões executivas.

A partir da discussão da situação e do balanço dos encontros estaduais, o Comitê discutiu a atualização da tese ao Congresso Nacional (disponível na íntegra em www.petista.org.br).
Na reunião foi dado o informe dos resultados de uma comissão do DAP que se reuniu previamente para aprofundar a discussão sobre a questão da criação de uma Secretaria Negra no PT, uma das propostas apresentadas na tese ao congresso nacional.
Encontro Nacional do DAP

Data: 15 de dezembro de 2019
Local: São Paulo
Pauta: situação internacional e nacional; comunicação; finanças
Delegados: 1 ou 2 de cada grupo de base, autofinanciados
Convidados: a Secretaria Nacional do DAP discutirá as propostas