Entrevista com Sokol: “Nenhuma confiança no STF, todos aos atos em defesa de Lula”

Publicamos abaixo a curta entrevista de Markus Sokol, da executiva nacional do PT e da coordenação do Dialogo e Ação Petista, concedida hoje ao jornalista Renato Dias, do Diário da Manhã.

Renato Dias: Boa tarde! É o jornalista Renato Dias.

Olá, uma pergunta apenas:

A prisão após a condenação em segunda instancia não fere a Constituição de 5 de outubro de 1988? A Carta Magna não estabelece o princípio da presunção de inocência? A pena não deveria ser executada depois do transito em julgado? Nas instâncias superiores do Poder Judiciário no Brasil?

Markus Sokol: Sim! Claro que se exorbita a Constituição ao antecipar a pena antes do trânsito em julgado. E essa mesma violação está inscrita na chamada “lei da ficha limpa”, quando pretende cassar candidatos “condenados”, também antes do trânsito em julgado.

Mas a reação e as elites desse país, através deste mesmo STF, no passado não muito distante rasgaram dispositivos constitucionais quando sua coesão e a relação de forças nas ruas lhes permitia se aventurar na ditadura.

É isso que estará em jogo amanhã no julgamento do Habeas Corpus (HC) de Lula.

Por isso, nenhuma confiança no STF. Por isso, amanhã, todos aos atos, vigílias e panfletagens em defesa do direito de candidatura de Lula! Lula livre, eleição sem Lula é Fraude!