Homenagem a Edmilson emociona e reafirma continuidade da luta

Camarada Edmilson, presente! Assim iniciou a homenagem ocorrida no dia 27 de fevereiro no Sindicato dos Bancários de Pernambuco de forma presencial, garantidos todos os cuidados, e transmitida virtualmente.

O ato realizado pela Corrente O Trabalho do PT, seção brasileira da 4ª Internacional, rendeu uma merecida e bela homenagem a este camarada que dedicou 4 décadas de sua vida a militância e combateu até os últimos dias para ajudar os trabalhadores e o povo oprimido a abrir uma saída no país e lutou de forma intransigente contra o sistema capitalista.

A mesa do ato Presencial e virtual
A mesa do ato Presencial e virtual

Na mesa do ato coordenado por Joelson Souza estiveram Markus Sokol da Comissão Executiva da Corrente O Trabalho, Doriel Barros presidente do PT-PE, Luis Eduardo Greenhalg do Comitê Nacional do Diálogo e Ação Petista, Paulo Rocha presidente da CUT PE, Pedro Henrique da Juventude do PT-PE, Jaqueline Albuquerque companheira de Edmilson e também militante da Corrente OT e a deputada estadual Tereza Leitão (PT).

Também falaram Andreu Camps pelo Secretariado Internacional da 4ª Internacional, o Deputado estadual do PCdoB João Paulo, o senador petista Humberto Costa, o ex-deputado federal do PT Fernando Ferro Hélio Barreto da Juventude Revolução do PT, e a companheira Cecilia da EPS. No plenário tivemos a presença da vereadora de Recife Dani Portela (PSOL).

O ato foi marcado pela emoção, sobretudo quando as filhas do camarada Edmilson leram poesias escritas ao longo da vida dele e ao passarem um curto vídeo com diversas fotos das lutas que esteve presente.

Foi uma homenagem singela e merecida a quem doou sua vida à luta pela revolução proletária internacional de maneira disciplinada, abnegada e com muito vigor em cada combate que realizou. Como bem lembrado por alguns oradores, Edmilson levava a sério a profissão de militante na venda do Jornal O Trabalho, na campanha financeira e nos diversos espaços pelos quais passou em particular no Diálogo e Ação Petista agrupamento que ajudava a animar e organizar. Foi uma referência aos jovens de hoje, sobretudo na defesa intransigente da independência dos trabalhadores e suas organizações como o PT.

A lembrança viva do seu combate e o carinho foi expressa nas falas dos oradores e nas centenas de mensagens enviadas no facebook e youtube durante a transmissão do ato.
Ao rendermos essa homenagem, nos solidarizamos com toda a família, em especial a Jaqueline e suas filhas.

De punhos cerrados ao som do hino da Internacional nos despedimos de Edmilson com o compromisso de seguirmos a luta.

O camarada Alexander entoou o hino da Internacional
O camarada Alexander entoou o hino da Internacional

Camarada Edmilson, presente!
Viva a 4ª Internacional!

 

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas