TUNÍSIA: A REVOLUÇÃO EM MARCHA

AOS NOSSOS LEITORES
A revolução em curso na Tunísia, diz respeito ao movimento operário em todo mundo.
A próxima edição de O TRABALHO será publicada em 16/02. Preocupados em fornecer, o quanto antes, aos nossos leitores e a todo movimento operário brasileiro, os elementos do movimento revolucionário dos nossos irmãos trabalhadores tunisianos, traduzimos o material publicado na edição 132 (20/01) do jornal Informations Ouvrières (órgão do Partido Operário Independente, da França).
Disponibilizamos esse material no nosso site, e autorizamos sua divulgação. 20 de janeiro de 2011
Comitê de Redação do Jornal O TRABALHO

 

Tunisia_UGTT

É certamente uma revolução que começa na Tunísia. Uma revolução que coloca em movimento todas as camadas oprimidas e exploradas, com a participação da central operária histórica, a UGTT (União Geral dos Trabalhadores da Tunísia). A imprensa na França, como os políticos, gostaria, na medida em que Ben Ali partiu, que as coisas retornem à “ordem”. Mas o povo tunisiano não quer ver confiscada sua revolução. Ele que ir até o fim e decidir, por si próprio, o seu futuro.

Aqui, nós damos a palavra aos tunisianos, aos jovens, aos trabalhadores e sindicalistas, aos “de baixo”, que querem emancipar-se. Essas páginas foram realizadas pela redação de Informations Ouvrières, graças ao enorme trabalho de reportagem e de entrevistas, realizado por nossos companheiros tunisianos. Obrigado também aos companheiros do PT da Argélia que nos ajudaram nessa tarefa. Em 48 horas nós produzimos essas páginas que ajudarão nossos leitores a distinguir o verdadeiro do falso, a compreender, a agir. Informations Ouvrières estará ao lado do povo tunisiano e reportará seu combate. É o combate do Acordo Internacional dos Trabalhadores e dos povos, que recém realizou (novembro de 2010), uma Conferência Mundial Aberta, em Argel, contra a guerra e a exploração.
Leia esse jornal, ele está ao lado da classe trabalhadora, da organização e do internacionalismo.

Lucien Gauthier

 

“ÁGUA, PÃO, RCD NÃO!”
O filme dos acontecimentos

tunisia_pao

17 DE DEZEMBRO: um jovem, vendedor ambulante, que protestava contra a apreensão de suas mercadorias pela polícia, suicidou-se, imolando-se com fogo. Em 19 e 20, na cidade de Sidi Bouzid, violentos enfrentamentos opõem polícia aos jovens manifestantes. Os confrontos prosseguem até o final de dezembro.

DE 3 A 10 DE JANEIRO: as manifestações se estendem. Elas são marcadas por levantes sangrentos, particularmente em Kasserine, Thala e Regued. A situação de precariedade e desemprego dos jovens, a dura exploração dos trabalhadores, a alta dos preços e a opressão são o motor desses levantes. “Água, Pão, Ben Ali Não!”.

10 DE JANEIRO: Ben Ali denuncia “os atos terroristas perpetrados por bandidos encapuzados”. As mobilizações se espalham por novas cidades e camadas da sociedade.

12 DE JANEIRO: o ministro do interior dá autorização para atirar. Dezenas de mortes serão registrad—as. Milhares de tunisianos são presos. Apesar do toque de recolher, violentos enfrentamentos ocorrem na periferia de Tunis, cidade até então preservada. “Água, Pão, Ben Ali Não!”, é a palavra de ordem das massas. A mobilização se estende. Os jovens, os trabalhadores com suas bandeiras sindicais da UGTT, advogados que se manifestam de toga, médicos, mães de família, desempregados, comerciantes, todas as camadas da sociedade tunisiana se encontram nas ruas. Em Sfax, a segunda cidade do país, é a UGTT quem chama à mobilização que reúne 30 mil pessoas. As empresas são fechadas. Nos bairros começam a aparecer os primeiros comitês, com o objetivo de proteger a população contra a repressão dos policiais.

13 DE JANEIRO: Ben Ali, em pronunciamento na televisão, se compromete a deixar o poder em 2014, demite alguns ministros, ordena o fim dos disparos contra os manifestantes, e afasta o chefe do Estado Maior da força terrestre, que havia recusado se envolver na repressão.

14 DE JANEIRO: em Tunis e inúmeras cidades do interior, às dezenas de milhares, o povo tunisiano se manifesta com o grito de “Fora Ben Ali”. A polícia de Ben Ali continua a reprimir. Os primeiros soldados que aparecem são aclamados pela multidão. Assiste-se a cenas de confraternização. Às 17 horas o primeiro-ministro Ghannouchi anuncia na televisão que assume a presidência em lugar de Ben Ali, que deixou o país. Ele se foi do país com sua família, seu clã… e toneladas de ouro. Algumas horas antes, a administração estadunidense criticou Ben Ali firmemente. Posteriormente saberemos, através da imprensa que, nesse mesmo dia os generais estiveram com Ben Ali para dizer que devia deixar a Tunísia imediatamente. Durante toda a noite as manifestações prosseguem. Numerosas propriedades de Ben Ali e do clã Trabelsi – a família da esposa do presidente – são atacadas e destruídas. Grupos de homens armados rondam os bairros para atirar nos habitantes. A maioria deles são da polícia, o órgão repressivo de Ben Ali que, há décadas, massacra os tunisianos. Eles não têm mais nada a perder e semeiam o terror. O estado de sítio é decretado.

15 DE JANEIRO: o Exército, que não estava diretamente envolvido na repressão feita pela polícia, começa a deslocar-se. Ele ataca as milícias de Ben Ali, composta essencialmente de policiais. O povo saúda a ação dos militares. Mas, em todas as cidades da Tunísia, surgem comitês de bairro que organizam a defesa dos cidadãos. Barricadas são erguidas. Os jovens, os trabalhadores, armados não mais que com paus e machados, protegem os cidadãos. Numerosos enfrentamentos se opõem às milícias de Ben Ali. Muitos policias são mortos, quando vinham abater os habitantes. Finalmente, se sabe que o primeiro- ministro já não é mais o presidente, ele tinha sido nomeado na véspera, e que em seu lugar, é o presidente do Parlamento, Fued Mezabe, que assume interinamente a presidência. O novo presidente nomeia como primeiro-ministro, aquele que na véspera fora o presidente interino e na antevéspera era o primeiro-ministro de Ben Ali e, antes disso, diretor do Banco Mundial. O antigo novo primeiro- ministro, Ghannouchi, anuncia que propõe a formação de um governo de união nacional.

16 DE JANEIRO: o primeiro-ministro recebe os partidos de oposição e a UGTT, central sindical. Os três partidos que recebe (PDF, FDTL e Ettajdid) são os partidos de oposição legais, ou seja, aqueles que eram aceitos no quadro da ditadura de Ben Ali.

17 DE JANEIRO: enquanto as manifestações de rua continuam, o primeiro-ministro anuncia a formação de um governo de união nacional. Essencialmente ele é composto de ministro RCD de Ben Ali, de representantes dos três partidos legais de oposição, de personalidades da sociedade civil e de três membros, ou próximos, da UGTT. Na mesma noite, em muitas cidades, milhares se manifestam aos gritos de “dissolução do RCD!”
Eles recusam um governo com os ministros de Ben Ali e, particularmente, o ministro do interior, o mesmo que havia dado ordem para atirar contra a multidão. Em várias regiões e muitas cidades, as instâncias, ou dirigentes da UGTT, tomam posição denunciando a participação de membros da UGTT no governo. Os comitês populares nos bairros começam a organizar a distribuição de alimentos e outro conjunto de questões. Eles administram os bairros e garantem sua permanência nas sedes da UGTT. Por todo país há discussão. Nas praças, nos bairros, nas portas de fábricas. “Ghannouchi é o ministro das privatizações”, “a democracia é minha livre expressão”. Um trabalhador: “para mim é o respeito ao direito dos trabalhadores”. Uma mulher: “A democracia? É a liberdade, a laicidade e o respeito aos direitos das mulheres”. Um outro: “É um governo que nos representa e aplica o que escolhemos”. Uma mulher, dirigindo-se a jornalistas franceses: “Vocês têm o 14 de julho de 1789. Nós temos o 14 de janeiro. Vocês expulsaram o Antigo Regime. Nós também, devemos fazê-lo.” Um sindicalista da UGTT: “A democracia não é a maquiagem desse regime. São eleições livres e democráticas. É uma Assembléia Constituinte que terminará com esse regime.”

18 DE JANEIRO

13 HORAS: uma seção extraordinária da UGTT é convocada com urgência. Ela adota uma resolução considerando “que o governo não é o nosso”. E anuncia que no governo ninguém pode reivindicar-se da UGTT. Uma hora mais tarde, às 14 horas, os três ministros sindicalistas da UGTT anunciam sua demissão do governo. Houssine Dimassi, nomeado ministro do Emprego, declara: “nos retiramos do governo por apelo de nosso sindicato”. Durante a tarde, ocorrem inúmeras manifestações com o tema: “Água, Pão, RCD Não!”, “Todo o regime deve partir” –

17 HORAS: o Fórum Democrático pelo Trabalho e as Liberdades (FDTL) anuncia, após a demissão dos três da UGTT, que “suspende sua participação no governo”. O partido de “oposição” Ettajdid (ex-PC) ameaça deixar o governo porque os outros ministros são todos do RCD. O presidente interino e o primeiro- ministro anunciam sua demissão do RCD. O RCD anuncia a expulsão de Ben Ali.

18H10: a agência Standard and Poors ameaça abaixar a nota da Tunísia: “A instabilidade política atual poderá afetar a crise econômica e deteriorar as finanças políticas”. Em consequência, a agência anuncia que coloca a Tunísia sob “vigilância negativa” Em Tunis e nos arredores as manifestações continuam. “O ditador caiu, não a ditadura!”, “é preciso que os tunisianos terminem a sua missão”. A polícia do novo governo procura dispersar as manifestações com gás lacrimogêneo e cassetetes. “RCD assassino”, responde a multidão. “Recusamos esse governo criminoso que quer roubar a revolta de nosso povo. Denunciamos os partidos de oposição que estão no governo”, explica um manifestante. Em muitas cidades, encontros são marcados para manifestações na quarta-feira, 19 de janeiro.

 

“A UGTT JOGOU UM GRANDE PAPEL NAS MOBILIZAÇÕES POPULARES”

Entrevista com um dirigente sindical da UGTT, realizada em 18 de janeiro, algumas horas antes do anúncio feito, pela direção da UGTT, que “não reconhecia o governo”, o que foi seguido, uma hora depois pela demissão dos três ministros próximos à UGTT.

Qual sua apreciação da situação política nesse momento?

A primeira coisa que quero dizer é que todas as ditaduras incendeiam o país para impedir que o povo possa se beneficiar de sua vitória, de sua revolução. Mais do que isso, não convém ao imperialismo que o povo, soberanamente, realize sua revolução e se livre de seus ditadores, pois todos regimes devem estar sob a ordem mundial do imperialismo. Dão se conta de que o que se passa na Tunísia é um terremoto que pode ter influência em toda a região, em particular no conjunto do mundo árabe e, de maneira mais ampla, sobre todo continente. Beneficiar-se de sua revolução, quer dizer o povo expressar-se, impor sua vontade, sua própria representação, que defenda suas aspirações à justiça social que estão sufocadas. É isso o que está em vias de acontecer hoje. Livramo-nos de um ditador e de seus auxiliares diretos, mas não do regime ditatorial. Porque temos que fazê-lo em relação a um sistema, não em relação às pessoas. O regime era encarnado no ditador Ben Ali, nos livramos dele, certo, mas restam as suas componentes: um componente de repressão policial, das milícias armadas e da guarda do ditador que está derramando o sangue de nossos filhos; e um componente político, o aparelho do RCD (Agrupamento Constitucional Democrática), partido único do poder, e do governo de união nacional que foi formado. A prova são os contatos, confirmados pela imprensa internacional, entre o primeiro-ministro Ghannouchi e ditador derrubado que se encontra na Arábia Saudita. É preciso que o ditador seja extraditado para a Tunísia e julgado. O povo odeia o ditador e seu primeiro-ministro, Ghannouchi. Seus leitores precisam saber, em relação ao primeiro-ministro, que ele exerceu suas “competências” como “expert” do Banco Mundial. Alguns querem apresentá-lo como um homem íntegro, quando foi ele quem orquestrou a liquidação das nossas empresas públicas e acobertou todo o saque e a roubalheira. Ele se enriqueceu, como todos os outros que hoje conhecemos bem, ou seja, a família reinante.

 

Foi mantido o mesmo ministro do interior?

Era preciso ver a arrogância e o ódio do povo, testemunhada pelo ministro do Interior em sua entrevista de imprensa ontem. Ele somente se esqueceu que houve o 14 de janeiro, e que há uma revolução tunisiana em marcha. Ele continua a pensar que ainda se encontra nas belas horas do regime de Ben Ali. Sua fala era uma fala ameaçadora e seu propósito era manter as mentiras de seu patrão, Ben Ali. Em 14 de janeiro, as massas saíram às ruas para exigir a queda do ditador. Esse ministro do Interior, que ainda hoje continua no cargo, soltou seus Manifestação na frente a sede da UGTT em Tunis, 27 de dezembro de 2010 por iniciativa de vários sindicatos, incluindo os da educação secundária, correios, segurança e saúde. cachorros, e jogou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes. A situação poderia se transformar numa verdadeira carnificina. Ele usou o pretexto de que agia assim, porque um manifestante arrancou uma bandeira nacional. Ninguém melhor que o povo para proteção e defender a bandeira nacional. Ele não disse nenhuma verdade. Tudo que fez foi aterrorizar o povo. O povo tunisiano cortou a cabeça da víbora, mas a víbora ainda se debate. Precisamos ficar vigilantes. Começamos nossa revolução e precisamos continuar defendendo-a e os nossos comitês populares.

 

Em relação à constituição dos comitês populares por todo país, nas cidades, nos bairros, o que eles são exatamente?

Os comitês populares jogam um grande papel e trazem à luz as tradições de defesa da revolução. Eles são enquadrados por nossos jovens politizados, próximos ou profundamente impregnados por ideais socialistas, ou simplesmente democratas e nacionalistas. Os comitês populares, ao mesmo tempo em que organizam e defendem a vida nas cidades e bairros, informam a população do duplo perigo que ameaça a revolução: de um lado as milícias assassinas que continuam a semear o terror, onde podem; de outro lado, as estruturas do Estado que continuam nas mãos do antigo regime. Os comitês populares são hoje capazes de reunirem-se em escala do país e de organizar. É preciso saber que o governo de Ghannouchi age para romper o impulso dos comitês populares, proibindo concentrações com mais de quatro pessoas. Os comitês populares jogam um papel considerável entre a população e se encarregam de abastecer as cidades. Estabelecem acordos com os comerciantes para que possam, os comitês, fazer uma distribuição equitativa dos produtos de primeira necessidade, de controlar a distribuição do gás e combustível para o aquecimento. Tudo se faz com disciplina. Nas padarias, por exemplo, se pode ver mais de 200 pessoas fazendo fila para o pão, sem nenhum incidente. Cada cidadão está consciente de que o que está em jogo representa sua soberania, a autodeterminação para a sua existência. E isso (é necessário dar a conhecimento de todo o mundo), se passa na maior parte das cidades. Os comitês populares se instalam, naturalmente, nas sedes locais, e mesmo regionais da UGTT.

É preciso que todas as forças da revolução, ou seja, que não tenha nenhuma ligação com o antigo regime, que não estão comprometidas com ele, se unam, sobre a base da ação comum.

 

Qual é a posição da UGTT?

A UGTT reúne todas as tendências do movimento operário. Ela jogou um grande papel nas mobilizações, apesar da oposição no seio mesmo de sua direção. A maior parte das manifestações e concentrações parte de sedes da UGTT. A UGTT publicou um comunicado depois da queda da ditadura, que diz claramente que a central sindical se opõe a qualquer presença de representantes do antigo regime no governo.

Entrevista feita por M.B.

 

REPORTAGEM:
EM UM COMITÊ DE BAIRRO EM TUNIS

 Desde quando vocês se protegem e por que?

A decisão de nos organizarmos foi coletiva, como se fosse um só homem que tivesse decidido. Nós vimos na imprensa que os jovens resolveram defender suas famílias e seus bairros. O perigo, estando aí, nós deveríamos enfrentá-lo. A maioria das pessoas pouco se conhece, mas era hora de sair do nosso isolamento. A situação era grave e deveríamos agir rápido. Era necessário que o povo tomasse sua própria defesa. O Estado somente assegurava sua própria sobrevivência. Compreendemos que os criminosos estavam contra nós. Eles são milícias do ex-presidente que querem e queriam sempre o caos.

Como vocês se organizam?

No nosso bairro não há mais toque de recolher. Sim, há um, mas ele não se aplica a nós. Somos nós que aplicamos aos outros. Fazemos barricadas nas ruas, nas entradas e saídas do bairro. Controlamos todas as pessoas que vem aqui. Nós olhamos até nos bagageiros e embaixo dos bancos dos carros. Nós pedimos aos policiais sua carteira de identidade. Somos a maioria, garantimos nossa própria segurança e são eles que devem nos obedecer, e nos provar que são verdadeiros policiais. Nós organizamos a vigilância para garantir a segurança de nossa cidade. Todo mundo está lá, desde o fim da tarde até a manhã. Não deixaremos os criminosos de Ben Ali roubar nossa vitória.

Quanto tempo vocês vão garantir a própria segurança?

As forças da ordem garantem a segurança das estradas nacionais e provinciais, e nós garantimos a segurança dos nossos bairros. Sabemos que isso é só o começo, uma revolução nunca é fácil e estamos prontos a ir até o fim. De qualquer forma, as escolas estão fechadas. Somos os guardiões da revolução.

Correspondente

 

REFERENCIAS DA HISTÓRIA DO
MOVIMENTO NACIONAL E OPERÁRIO TUNISIANO

mapa_da_tunisia

1881: Instituição do protetorado francês na Tunísia 1905: criação da seção regional da CGT (central sindical francesa); criação da seção da SFIO (o partido francês da Internacional socialista) da Tunísia, às vésperas da Primeira Guerra Mundial.

1920: Criação da seção da Tunísia do Partido Comunista Francês, após o Congresso de Tours.

1924: Greve geral dos doqueiros de Tunis e de Bizerte, que se entende aos trabalhadores dos bondes, trens, indústria têxtil, de higiene, etc. Fundação da Confederação Geral Tunisiana do Trabalho (CGTT)

1925: proibição da CGTT e processo contra seus quadros fundadores, mais tarde deportados.

1927: Fundação do Partido Nacionalista Destour, por Abdelaziz Thaalbi

1934: Fundação do Neo-Destur, por Habib Bourguiba 1938: Tentativa de refundação da CGTT, que os nacionalistas do Neo-Destour abortam

1947: Fundação da União Geral Tunisiana do Trabalho (UGTT), por Farhat Hached

1952: Assassinato, em 5 de dezembro, de Farhat Hached. Greve geral na Tunísia e Marrocos. Manifestações de apoio em Paris, Estocolmo, Estados Unidos…

1955: A UGTT adota em seu congresso a bandeira da nacionalização dos bens coloniais e a reforma agrária.

1956: Proclamação da independência da Tunísia em 20 de março, Assembléia Constituinte, para a qual a UGTT apresenta candidatos com o Neo-Destour, destrona o bei (governador), e proclama uma nova Constituição.

1978: Greve geral, 26 de janeiro. A repressão deixa mais de 500 mortos. A UGTT decide que nenhum dos seus dirigentes pode ter responsabilidade no interior do partido Neo-Destour. Habid Achour, dirigente e fundador da UGTT rompe definitivamente com esse partido.

1984: “Greve do pão”, contra o aumento dos preços do pão e produtos de primeira necessidade.

1986: Primeiro plano de ajuste estrutural imposto pelo FMI

1987: Golpe de Estado do general Ben Ali. Destituição de Habib Bourguiba. Supressão de todas as liberdades democráticas, em nome da luta contra o integrismo islâmico. Prisões e processos políticos.

1995: Assinatura do Acordo de Associação com a União Europeia, em 17 de julho, o que implica na derrubada das barreiras alfandegárias até 2008 2008: Greve na cidade mineira de Redeyel, com a palavra de ordem: “Não à corrupção! Pelo direito ao trabalho e à dignidade”

Dezembro 2010: abertura da crise revolucionária e queda de Ben Ali, em 14 de janeiro de 2011.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas