Uma Juventude Revolução do Partido dos Trabalhadores

A Juventude Revolução prepara seu 15º Encontro Nacional. Em discussão uma nova proposta, a partir da situação do país e de uma experiência feita.

Nos dias 1 a 3 de junho, aconteceu em Curitiba o Congresso Extraordi­nário da Juventude do PT. O encon­tro reuniu cerca de 1200 jovens de todo o país, número que superou a expectativa da direção da JPT. A Ju­ventude Revolução ocupou um lugar importante, agitando na linha “Lula Livre, Lula Presidente com Consti­tuinte!”, ajudou a aprovar uma reso­lução que reforça Lula candidato, e propõe uma marcha à Brasília no dia 15 de agosto por ocasião da inscrição da candidatura de Lula

A Juventude quer Lula Presidente!

A presença massiva de jovens nas manifestações contra o golpe, nas ca­ravanas Lula, e agora no congresso da JPT, expressa o movimento de uma parcela da juventude que busca no PT e na candidatura de Lula, um lugar para fazer a sua luta, e uma saída para a situação caótica que a agenda do golpe impõe ao país.

Dezenas de jovens se filiam ao PT diariamente, centenas de vozes cantavam juntas no congresso em Curitiba: “Ô Moro, queria que você… entendesse que não dá pra acabar com o PT!” É com esse es­pírito que milhares se lançam a defender o maior partido da classe trabalhadora no Brasil, que mesmo na mira do imperialismo, segue sendo o principal instrumento na luta pelos direitos e por um futuro.

Organizar a luta da juventude no PT

Com a construção de atos, comitês Lula Livre e reuniões amplas, a JR prepara seu 15º Encontro Nacional (ENJR) Uma juventude que agrupa militantes filiados e não filiados ao PT, que não se identificava como uma juventude petista, mas sempre esteve ao lado da defesa do PT , a JR se integrou nas Caravanas de Lula, conectando-se com o sentimento dos milhares de jovens ali presentes, e iniciou uma discussão. Como ajudar e fortalecer este positivo afluxo de jovens que buscam o PT para lutar?

A partir de um balanço da inter­venção no congresso, o Conselho Nacional da Juventude Revolução convida os jovens a refletir e dar um novo passo: a construção da Juventu­de Revolução no interior do Partido dos Trabalhadores.

A intervenção da JR foi essencial para a aprovação de uma resolução que defende por unanimidade Lula Livre, Lula Presidente com Cons­tituinte, para revogar as medidas dos golpistas, fazer as reformas que o povo precisa, além de reforçar a política de alianças aprovada no 6º congresso: “apenas com setores anti­-imperialistas, antimonopolistas, antilatifundiários e radicalmente democráticos.” Esta é a via para dar vazão aos anseios dos jovens que se mobilizaram contra o golpe, que saíram às ruas pelo Fora Temer, que se mobilizam em defesa da educa­ção pública.

É este combate que a Juventude Revolução, como JR do PT, se dispõe ao lado de toda juventude petista para ajudar a organizar os milhares de jovens que buscam o PT como instrumento de reforço da sua luta.

Construir o 15º ENJR por Lula Livre, Lula Presidente com Constituinte

No momento de preparação do encontro, o livre debate sobre a cons­trução da Juventude Revolução no interior do PT, integra as discussões entre os jovens nos núcleos em bair­ros, escolas e universidades. Os jovens da Juventude Revolução tomarão a decisão final no seu 15º Encontro Nacional, para o qual convida am­plamente a juventude a participar, nos dias 3 a 5 de agosto em São Paulo.

Kris Mackleiny

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas