Jornal francês destaca Edinho do PT em Araraquara: testagem em massa

O jornal francês Libération publicou, nesta segunda-feira (28), uma matéria de destaque sobre a testagem em massa realizada pela prefeitura de Araraquara, sob comando do prefeito Edinho do PT.

“No estado de São Paulo, atingido pelo vírus, uma cidade está se saindo melhor do que as outras. Ao contrário da política de Bolsonaro, o município de esquerda promoveu exames em massa, o que permite que os pacientes sejam isolados e atendidos rapidamente”, diz a publicação, na reportagem intitulada “Araraquara é resistência na Covid-19”.

Edinho está na contramão do governo Bolsonaro e de muitos outros governos que negam uma política de testagem em massa da população como a principal solução de combate a pandemia. Na verdade, o Ministério da Saúde tinha até semanas atrás milhões de testes estocados por falta de insumo, enquanto dinheiro da saúde é contingenciado pelo governo.

A bandeira da testagem em massa tem ganhado relevância na luta dos trabalhadores e na campanha eleitoral. O Pré candidato a prefeito de Campinas, Pedro Tourinho, que é médico infectologista, tem levantando esta questão como primeiro ponto de sua plataforma. O mesmo fazem dezenas de candidatos a vereadores do PT pelo país afora.

Em diversas manifestações de jovens e trabalhadores a questão também aparece, como no caso do protesto realizado por jovens do Espírito Santo.

Ato volta as aulas