PT da Argélia denuncia prisão de Louisa Hanoune, dirigente do partido

Publicamos abaixo o comunicado do PT da Argélia denunciando o grave fato da detenção da companheira Louisa Hanoune que ocorreu neste dia 09 de maio.


Reunido hoje, 9 de maio de 2019, o Secretariado permanente do Birô Político (SBP) do Partido dos Trabalhadores (da Argélia, NdT) informa a opinião pública dos seguintes fatos.

Louisa Hanoune, Secretária geral do Partido dos Trabalhadores, foi colocada em detenção provisória pelo Tribunal militar de Blida no dia de hoje, após haver respondido a uma convocação do juiz de Instrução como testemunha.

Todos argelinos e argelinas sabem que o Partido dos Trabalhadores combate desde a sua fundação em 1990 pela Assembleia Constituinte soberana para o surgimento da verdadeira democracia e pela soberania popular. Ele nunca se desviou desta linha diretriz de sua política.

É por isso que o Partido dos Trabalhadores, fiel à sua política, pronunciou-se contra o quinto mandato de A. Bouteflika, decidiu pela demissão de seu grupo parlamentar da Assembleia Popular Nacional e exprimiu-se contra todas as manobras visando contornar a revolução popular que exige a saída do sistema, cuja pretensa transição que querem fazer desemboca na eleição presidencial de 4 de julho de 2019.

É, portanto, disso que é acusada a Sra. Louisa Hanoune.

Para o SBP, trata-se de uma deriva gravíssima, um ato de criminalização da ação política independente e a expressão de uma vontade de disciplinar militantes e ativistas pelo poder de fato. Trata-se de uma medida contra o povo argelino e sua mobilização revolucionária desde 22 de fevereiro de 2019. Conclamamos ao abandono de todas as acusações lançadas contra ela e à sua liberação incondicional.

O SBP chama a todos argelinos e argelinas, que compartilham ou não nossas posições, para se oporem a esse ato antidemocrático que é dirigido contra a revolução de 22 de fevereiro.

Com esta detenção é uma nova etapa que se abre.

O Secretariado do Birô Político do Partido dos Trabalhadores

Argel, 9 de maio de 2019, 16h40

Link jornal argelino El Watan

https://www.elwatan.com/edition/actualite/louisa-hanoune-placee-en-detention-preventive-09-05-2019