Sai o resultado da eleição do ANDES – SN

Encerrada a apuração das eleições do ANDES-SN, 12.8566 votos foram registrados, pouco mais de 16% do universo de eleitores e praticamente 4.000 votos a menos do que no pleito de 2018.

A Chapa 2 – Renova Andes obteve 5.658, 44,01% dos votos totais e 44,3% dos votos válidos, contra 7.086 votos da Chapa 1 (55,1% dos votos totais e 55,6% dos válidos).

O pleito, realizado por meio chamado de telepresencial, um modelo de votação que impediu o acesso ao voto de milhares de eleitores e mesmo de seções sindicais inteiras. Pensado para dificultar o acesso da massa de docentes às urnas, o modelo telepresencial foi agravado pelas costumeiras  manobras que prejudicaram a fiscalização e o acesso da Chapa 2 às listas de filiados,  e por uma onda de fake news que inundou o processo.

A Chapa 2- Renova Andes ainda vai avaliar os resultados, mas confirma sua crescente presença na categoria e se prepara agora para a disputa de eleições para as seções sindicais do ANDES. Já estão inscritas, para pleitos ainda este ano, chapas identificadas com o Renova nas ADs da Federal de Santa Maria (RS) e da Federal Rural de Pernambuco, onde concorrerão como chapas únicas.

Eudes Baima

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas