Trabalhadores do serviço público de Florianópolis conquistam testes

Diante do crescimento vertiginoso da epidemia em Florianópolis nos últimos dias, com registro de 40 mortes, e a ocupação dos leitos de UTI girando em torno de 90%, é crucial neste momento garantir a saúde e a segurança de todos os trabalhadores. Para tanto, além de fornecer EPIs, higienizar os ambientes e diversas outras medidas sanitárias aos trabalhadores do serviço público, se faz necessário o reconhecimento da Prefeitura quanto à importância da testagem para coronavírus.

Após muita pressão do Sintrasem (sindicato dos servidores municipais) e da categoria, a PMF passou a testar primeiramente os trabalhadores da saúde, posteriormente, a partir de um acordo de greve, os trabalhadores da COMCAP (empresa de limpeza pública da cidade), e recentemente os servidores da Assistência Social.

A cobrança se deu pela testagem da categoria, principalmente os trabalhadores dos serviços essenciais, uma vez que é uma importante ferramenta na identificação de novos casos de forma precoce e no controle da pandemia. Trata-se de uma importante vitória – visto que o Executivo estava, inclusive, descumprindo a Lei Federal 1409/20, que garante essa prioridade.

A propaganda do Prefeito Gean Loureiro diz que Florianópolis é a cidade que mais testa, mas não explica que estes testes estão sendo oferecidos em uma parceria com a iniciativa privada. Onde estão os recursos públicos de combate a pandemia? Nunca tem bondade vinda do governo Gean e de empresários atrelados ao governo. Para se ter conquistas e condições de trabalho, a categoria precisa sempre estar mobilizada e cobrando dos gestores que fazem “vista grossa” com as demandas dos trabalhadores e tentam a todo custo justificar e intensificar o sucateamento do Serviço Publico.

Diante desta vitória, o sindicato acompanha as testagens que estão sendo realizadas,  exige o cumprimento do protocolo de afastamento imediato dos casos positivos e cobra a periodicidade dos testes para identificar os casos de forma precoce. Ainda reforça a continuidade da luta por condições de trabalho que garantam segurança a todos os trabalhadores que atuam na linha de frente desta pandemia.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas