29M: milhares nas ruas pelo fim do governo Bolsonaro

Em todo o país, milhares de pessoas foram as ruas pelo fim do governo Bolsonaro neste sábado, 29 de maio de 2021. As manifestações marcam uma retomada das ruas pelos trabalhadores, que recomeçou nos atos do dia 1° de maio, passando pelo dia 13.

Além do “Fora Bolsonaro”, manifestantes exigiram a recomposição do orçamento da educação, vacinas para todos pelo SUS, disseram não à Reforma Administrativa, que ameaça serviços públicos, e levantaram outras reivindicações como a retomada do auxilio emergencial de R$600,00.

Em todos os lugares, manifestantes usavam mascaras e procuraram respeitar o distanciamento social.

Em São Paulo, de acordo com Markus Sokol “talvez o ponto alto da manifestação, esteja no video acima da Midia Ninja, quando a enorme passeata Fora Bolsonaro – pelo menos 50 mil – sai da av. Paulista e desce a rua da Consolação. Fazia tempo que eu não ouvia buzinas do outro lado da pista saudarem uma passeata. Foi emocionante ver os motoqueiros, motoristas de ônibus e particulares buzinando, não todos mas muitos, e a massa devolvendo a saudação a eles com palavras de ordem, bonito de se ver e de ouvir. Uma simpatia renovada das ruas com a luta popular. A coisa está virando – “Ninguém, ninguém, ninguém aguenta mais! Fora Boldonaro, e seus generais!”- gritava a coluna do Diálogo e Ação Petista. Agora, é continuar nas ruas!”

Mas não foi só na capital que ocorreram manifestações. Houve também em várias cidades do interior como Santos, Ribeirão Preto e outras cidades.

Apesar da direção do Partido ter desmobilizado a militância na véspera, os militantes do Diálogo e Ação Petista marcaram presença na manifestação em Recife, logo no inicio da manhã, que acabou reprimida pela PM comandada pelo governo do PSB. Uma vereadora do PT acabou agredida, além de vários outros manifestantes. Depois de pressão governador está anunciando o afastamento dos responsáveis pela operação.

Uma grande manifestação também lotou a esplanada em Brasília, no Distrito Federal, de onde governa o Genocida de plantão. Ainda na região Centro Oeste, Goiânia também registrou importante manifestação, com a presença de militantes petistas, assim como Cuiabá, em Mato Grosso, estado que também teve manifestações em cidades do interior, como Cáceres.

Milhares de cariocas também tomaram as ruas do Rio de Janeiro

Em Minas Gerais a capital Belo Horizonte também foi inundada por manifestantes. Também houve expressivas manifestações em Juiz de Fora, Uberlândia, Ipatinga e até em pequenas cidades como Santos Dumont.

Outras capitais que testemunharam grandes manifestações foram Maceió, em Alagoas, Aracaju em Sergipe, e Belém do Pará.

Na Bahia, a militância do Dialogo e Ação Petista marcou presença em diversas manifestações, na capital e no interior.

No Ceará, petistas também marcaram presença na carreata e na manifestação de Fortaleza, além de Russas, cidade do Vale do Jaguaribe.

Na capital gaúcha também houve importante manifestação, que arrastou milhares às ruas, assim como em cidades do interior do estado do Rio Grande do Sul como Caxias e São Leopoldo.

O mesmo se pode dizer da capital catarinense, além de outros cidades do interior de Santa Catarina.

Curitiba, a capital Paranaense, também registrou uma manifestação com milhares de pessoas que percorreu diversas ruas da cidade.

O mesmo se pode de dizer de Vitória, capital do Espírito Santo.

Artigo anteriorNova LSN, que pressa é esta?
Próximo artigoHá 32 anos morria C.L.R James