Economia de guerra

A União Europeia acaba de anunciar uma aceleração das entregas de munições e armas para a Ucrânia. A Polônia decidiu enviar à Ucrânia todas os seus aviões Mig herdados do período soviético, que serão substituídos por bombardeiros americanos. Os Estados Unidos anunciaram um novo plano para armar a Ucrânia. Um funcionário estadunidense chegou a dizer que o lugar da Ucrânia era na Otan. A guerra deve continuar. Como disse um oficial dos EUA, pode durar até 2024 ou até 2025.

É a economia de guerra que está se consolidando. O diário Les Echos de 25 de abril, com base em um relatório do instituto Sipri (especializado em economia de armamentos), anunciou: “Os gastos militares na Europa são os mais altos dos últimos trinta anos”. Ainda de acordo com Les Echos, em escala mundial, os gastos militares chegam a 2,240 trilhões de dólares. É necessário que a guerra continue. A economia de armamento é uma força que move toda a economia capitalista em crise.

Mas a economia de guerra não é apenas um desenvolvimento maciço da indústria de armas, mas também a redução maciça dos orçamentos públicos para escolas, hospitais etc. A economia de guerra é a inflação que lança toda a população na pobreza. A economia de guerra é a repressão contra aqueles que se levantam contra a guerra e o capital.

O capital está se preparando para o período pós-guerra. Os Estados Unidos já lançaram seu plano para a reconstrução da Ucrânia. O ministro dos transportes da França, Clément Beaune, em uma visita a Kiev, conclamou as empresas francesas “para estarem presentes” na reconstrução da Ucrânia. Ele anunciou que a França está pronta para trabalhar no setor de transportes, estradas, ferrovias etc. Evidentemente, serão as migalhas que restarão após a passagem dos Estados Unidos, que ficarão com a parte do leão.

A luta contra a guerra, por um cessar-fogo, não é apenas um combate contra as políticas belicistas de Putin, Zelensky e de seus aparentados internacionais, os Estados Unidos e a Otan, mas é também um combate em apoio ao povo ucraniano e ao povo russo.

A luta contra a guerra é também a luta contra a economia de guerra, em defesa dos direitos e garantias dos trabalhadores na Europa. A luta contra a guerra é inseparável da luta contra o capital e contra os governos a seu serviço.

Lucien Gauthier

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas