O debate nos Encontros do PT

Estão em curso Encontros Estaduais do PT e haverá um Encontro Nacional em 9 e 10 de julho, para definir os candidatos majoritários, as táticas eleitorais (alianças) e os programas.

São encontros com delegados tirados em 2019, no último “processo eleitoral direto”, muitos deles são virtuais, como será o Nacional, ou com delegações reduzidas. Aquém da energia e da participação que o PT já mostrou.

Constituinte em Alagoas
Em Alagoas, o Encontro foi em 28 de maio e teve 101 delegados. Por ampla maioria, ele recusou a tese da candidatura própria do PT para governador, trazida pelo Diálogo e Ação Petista, que obteve 13 votos. Foi acolhido o apoio a Paulo Dantas para governador e a Renan Filho a senador, ambos do MDB.

O Encontro aprovou a candidatura única no PT do deputado federal Paulão com 11 candidatos à Assembleia Legislativa, onde um deles, o professor Luizinho, é membro do DAP.

No texto da tática, a intervenção do DAP conseguiu aprovar por consenso os 13 pontos de discussão do Programa de Emergência, inclusive uma “Constituinte com Lula para fazer as mudanças que o Brasil precisa”.

Constituinte em Brasília
Com 300 delegados, o Encontro do DF de 3 e 4 de junho, acatou a indicação pela cúpula do PT do nome de Leandro Grass, do PV, para governador. Para o Senado saiu Rosilene Corrêa do PT. Foi aprovado um documento da Executiva Estadual que inclui a luta para “avançar em reformas mais profundas do Estado brasileiro na perspectiva de uma Constituinte Livre, Soberana e Democrática”. Questões como o “Não à Guerra” e a “Constituinte Com Lula”, entre outras, foram remetidas ao DR.
Entre as candidaturas a deputada distrital, está Meg Guimarães, militante do DAP.

Debate em Pernambuco
A luta pela Constituinte Soberana não foi aprovada no Encontro Estadual pernambucano. Na verdade, a direção nem queria, mas acabou aceitando colocar o tema em discussão no plenário. Votaram a favor o DAP, o Avante e a Articulação de Esquerda totalizando 13 delegados.

O PT local apoia o deputado estadual Danilo Cabral do PSB para governador, mas a favorita é a deputada federal Marilia Arraes que saiu para o Solidariedade.

Erika Suruagy, docente e militante do DAP, é candidata a deputada estadual.

Correspondentes

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas