Prossegue a luta pela reabertura integral do hospital Sorocabana em São Paulo

Prossegue a luta pela reabertura integral, público e com administração direta – do Hospital Sorocabana na zona Oeste de SP.

Fechado há 10 anos, este hospital localizado no bairro do Lapa, foi fundado para atender os moradores da região, que na época, em sua maioria, eram operários e ferroviários da da Estrada de Ferro Sorocabana .

Desde seu fechamento, há um  ‘jogo de empurra’  entre o governo estadual e o prefeito. E nada de reabrir o hospital. Agora, com a pandemia e a necessidade urgente de leitos na capital, o movimento Reabre Sorocabana realizou Ato dia 22 de maio passado por sua reabertura.  Nem uma semana depois, o prefeito Covas anunciou sua reabertura , mas bem parcial, do andar térreo, que já estava aberto e onde funcionavam outras unidades de saúde.

Hoje uma nova atividade reuniu militantes de diversos movimentos – entre eles militantes do  ‘A Saúde na Brasilandia pede Socorro’,de  Adilson Sousa, presidente do DZ Brasilandia e Freguesia do Ó, Carol, diretora do Sindicatos dos Médicos, a vereadora Juliana Cardoso do PT, Vivi Mendes, da executiva estadual do PT – que retornaram ao Hospital para um ‘abraço virtual’.

Ao final, os presentes firmaram o compromisso de uma vistoria para ver se as obras no andar térreo realmente já se iniciaram e decidiram prosseguir a organização de mais atividades pela reabertura deste histórico hospital publico.

Artigo anteriorJornal O Trabalho n°867
Próximo artigoPT, CUT, sindicatos e movimentos realizam ato por Fora Bolsonaro em Juiz de Fora