Mais de 3 mil vão às ruas de Florianópolis em defesa dos trabalhadores da COMCAP

Neste domingo (31) milhares de pessoas foram às ruas para defender a Comcap, empresa pública de limpeza urbana, e seus trabalhadores, em greve desde o dia 18 de janeiro. A manifestação impulsionada pelo sindicato e pelas famílias dos cerca de 1700 trabalhadores da Comcap recebeu amplo apoio da população.

Depois de uma tentativa da PM de impedir o percurso, a manifestação percorreu várias vias da cidade, sob um calor de 33° e prosseguiu até o Limpú, pátio principal da empresa.

O prefeito Gean Loureiro (DEM) pretende desmantelar a empresa pública e privatizar o serviço, ameaçando os empregos, reduzindo os vencimentos desses trabalhadores,
jogando mais de 1,7 mil pessoas na incerteza de seu futuro. Uma proposta com esse teor foi aprovada pela câmara municipal.

Além de atacar os trabalhadores da Comcap com essas medidas prefeito e justiça tem feito brutais ataques contra a organização sindical. O Sintrasem, sindicato da categoria, teve multa estabelecida em 300.000 mil por dia, contas bloqueadas, sigilo bancário quebrado. O mesmo procedimento foi estendido ao presidente do sindicato, Renê Munaro, e outros diretores da entidade.

Agora o prefeito ainda ameaça com demissões os trabalhadores em greve. O sindicato e a categoria tem exigido a abertura de negociações, o que o prefeito não atendeu até o momento. A solidariedade de todos neste momento é fundamental.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas