Revista A Verdade || Edição 104

Em formato digital foi publicada a edição nº 104 de A Verdade, revista teórica da 4ª Internacional. Os artigos tratam de processos que estavam em curso, antes da pandemia, na luta de classes mundial, processos revolucionários que se desenvolviam em todos os continentes, como produto da profunda crise do sistema capitalista.

O editorial, sob o título “Bem escavado, velha toupeira” (referência a citação de Marx em “O 18 Brumário de Luís Bonaparte”), destaca os processos revolucionários que se desenvolvem nos continentes que, a partir de reivindicações elementares, rapidamente colocam em questão os regimes os quais estão à serviço do capital financeiro.

As lutas dos povos fazem parte de um processo revolucionário construído ao longo de décadas, feito de explosões, de derrotas, de vitórias parciais e recuos, em um longo processo subterrâneo (como uma toupeira…) que “vê a ira das massas se acumular, e (…) por uma questão aparentemente secundária, surge para colocar abaixo o antigo regime”.

Não há mais espaço para as concessões que a burguesia imperialista foi obrigada a fazer aos trabalhadores após a 2ª. guerra mundial. Elas precisam ser destruídas para o capital sobreviver, alimentado pela especulação financeira com uma massa crescente de capitais fictícios, cada vez menos investidos na produção. O regime social, baseado na propriedade privada dos meios de produção se esgotou.

Convidamos todos à leitura!

Você pode adquirir seu exemplar através do nosso site por R$ 5,00.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas