Saiu a edição nº 94 em português da Revista A Verdade

A leitura da revista teórica da 4ª Internacional nos ajuda a compreender o desenvolvimento da crise do capitalismo com suas várias faces e ritmos nos vários países e continentes, num mundo onde, “há muitos anos, o imperialismo estadunidense se vê incapaz de assumir sozinho a manutenção da ordem mundial”. (apresentação)

Num artigo sobre a França, Jaques Buisson discute o clima de instabilidade, expressão da crise das instituições da 5ª República que levou de arrasto, já no 1º turno das eleições presidenciais de abril, o Partido Socialista Francês (PS) e os Republicanos (de direita), ambos em via de explosão.

Sobre Alemanha, Werner Uhde, mostra como, num quadro de de­composição da União Europeia, as forças que a sustentam depositam todas suas esperanças nas eleições legislativas alemãs de setembro e na reedição da “Grande Coalização”, politicamente acabada, como mos­traram os resultados das eleições do estado da Remânia do Norte Vestfá­lia, o mais populoso do país.

Sobre África do Sul, dois artigos tra­tam da reorganização do movimento operário, no Congresso de fundação da Saftu, federação sindical, num país onde a construção do movimento operário deu-se ao lado da luta contra o Apartheid.

Um artigo de Javier Marquez reporta a ampla campanha que vem se desen­volvendo no Chile e que tem mobili­zado centenas de milhares, pelo fim da Previdência privada, herança da dita­dura de Pinochet, e pela reconquista de uma Previdência Pública e solidária.

E sobre Brasil, um artigo acompa­nha o desenvolvimento da crise polí­tica aberta após o golpe de estado que afastou a presidente Dilma.

O leitor da revista também terá contato com dois dossiês: um sobre o livro de Xavier Arrizabalo Montoro, Capitalismo e Economia Mundial, e o segundo sobre a insurreição operária de maio de 1937, em Barcelona, Espanha.

O preço é R$ 15,00

Adquira seu exemplar junto aos militantes de O Trabalho

 

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas