1º de maio: Tarcísio, Lira e Pacheco não são bem-vindos

O painel da Folha de São Paulo (8/04), trouxe a notícia que no ato de São Paulo que será nacional, as Centrais Sindicais confirmaram a presença de Lula, mas há outros convidados, como o governador de São Paulo, o bolsonarista Tarcísio de Freitas(Republicanos), além de Arthur Lira(PP-AL), presidente da Câmara e Rodrigo Pacheco(PSD-MG) do Senado. A pergunta que não quer calar: quem convidou esses senhores que não são bem-vindos no 1º. de maio, dia de luta da classe trabalhadora?

Tarcísio avança, o que anunciava antes de eleito, na privatização de empresas estatais, a começar pela SABESP. Atacou a greve dos metroviários descumprindo acordo de catraca livre e anuncia medidas contra o funcionalismo público estadual, como a redução de verbas da educação, ao mesmo tempo que confronta o governo federal dizendo que não vai suspender a aplicação do Novo Ensino Médio (NEM). Lira e Pacheco são bem conhecidos desde a época do golpe à Dilma e serviços prestados a Temer e Bolsonaro.

40 anos da fundação da CUT

A CUT foi fundada em plena ditadura militar, sobre a base da luta pela liberdade e organização sindical, contra o atrelamento dos sindicatos ao Estado e defendendo a convenção 87 da OIT(Organização Internacional do Trabalho), que deixa claro que cabe aos trabalhadores e somente a eles definir sua forma de organização. Portanto, essa luta continua em pé e afirmo, esses senhores não são bem-vindos no 1º. de maio. E se lá forem ouvirão este recado.

Nas instâncias da CUT esse assunto nunca apareceu, nunca foi discutido, e os dirigentes se esquivam sobre de onde veio o convite, “é convite formal”, “ele não vai”, são algumas desculpas. Com toda razão, as diretorias da APEOESP (professores da rede estadual) e do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo enviaram moções à CUT questionando o convite (veja abaixo íntegra das notas dessas duas entidades sindicais).

O 1º. De Maio é dia de levantar nossas bandeiras de luta a começar por revogar a reforma trabalhista, previdenciária, da terceirização, pelo fim do trabalho escravo com a contratação de auditores fiscais, pela reestatização da Eletrobrás, pelo fim da autonomia do Banco Central, pela reforma agrária, revogação do NEM e a defesa da democracia, sem anistia, fim da tutela militar (artigo 142 da Constituição Federal). É o que esperam os que elegeram Lula, é o que não querem Tarcísio, Pacheco e Lira.

A presença desses senhores no 1º. De Maio que mancha a memória dos que lutaram e lutam pelos direitos da classe trabalhadora e do povo, é um obstáculo a este anseio.

Nenhum desses senhores que capitanearam a destruição de direitos dos trabalhadores e com larga folha de serviços aos governos Temer e Bolsonaro serão bem-vindos no 1º de Maio! Ainda é tempo: desconvida!

Vamos honrar a memória dos mártires de Chicago! Viva o 1º. de maio, dia de luta da classe trabalhadora!

João Batista Gomes, Diretor Executivo da CUT


Veja a nota da APEOESP:


Veja a nota do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo:


“À Direção Nacional da CUT

Prezadas companheiras e companheiros,

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) manifesta o mais absoluto repúdio à infeliz proposta de um eventual convite ao governador Tarcísio de Freitas para que participe da comemoração do 1º de Maio organizado pelas centrais sindicais.

Além de bolsonarista e neoliberal, Tarcísio e seu governo pretendem implementar uma agenda extremamente perversa para a classe trabalhadora e a população pobre do Estado de São Paulo: retomada das privatizações, a começar pela Sabesp; reforma administrativa, atacando o funcionalismo público estadual; linha-dura na segurança pública, com a PM voltando a matar nas periferias; políticas higienistas contra moradores de rua etc.

Qualquer convite a Tarcísio e seus aliados é INACEITÁVEL sob o ponto de vista classista e combativo que sempre norteou a CUT. Portanto, a direção do SJSP expressa sua indignação e profundo desacordo com essa proposta, espera que a Direção Nacional da CUT a rejeite cabalmente e que isso seja divulgado publicamente.

Saudações,

A Direção do SJSP
São Paulo, 19/4/2023″

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas