Muita empolgação e gritos emocionados de centenas de jovens de quase todas as regiões do país foi a imagem da plenária final do 15º Encontro Nacional da Juventude Revolução (ENJR), encerrado em 5 de agosto no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo, SP.
O maior encontro da JR foi preparado com semanas de mobilização, reuniões e atividades dos núcleos que segundo Sarah Lindalva, reeleita no Conselho Nacional, “mobilizou mais de mil, teve 538 inscritos e credenciou 305 jovens, num encontro auto-sustentado com caravanas de 13 estados”.
Três dias de discussões vivas, com grupos e mesas de debates. E, claro, não faltou animação nas noites com um belo Sarau com apresentações culturais e uma batalha de hip-hop que agitou a galera!
O encontro decidiu constituir a JR do PT e adotou um chamado à juventude para garantir Lula nas urnas, eleger e dar posse para convocar uma Assembleia Constituinte.
“Refundar o estado”
Na abertura, com uma mesa de debate, fizeram saudação Leonardo do SMABC, Gilmar Tato candidato do PT ao Senado, Vicentinho, deputado federal e Sorriso, secretário da Juventude do PT (JPT), reconhecendo que “JR foi fundamental na reconstrução da JPT”.
Como seguir na luta pela saída política “para eleger Lula presidente, estando ele preso, sequestrado?” questionou Luiz estudante da UFMG. Para Léo do RS “tem que enfrentar a ditadura do judiciário, estando a JR junto com PT”.
José Genuíno, ex-presidente do PT, um dos debatedores, disse “o PT ficou amarrado na institucionalidade. Precisamos de um programa para refundar o estado e só por uma Constituinte que nasça da luta”. No mesmo sentido, Julio Turra, da executiva da CUT, falou: “a Constituinte só com Lula Livre e presidente” e, acrescentou “a JR pode ajudar preservar o PT como foi fundado”.
“Com Lula lá vai avançar”
Ponto alto da programação do encontro foi a ida da JR na Convenção do PT no dia 4 que oficializou a candidatura de Lula. A coluna adentrou a Casa de Portugal ritmada numa bateria com bandeiras e muita agitação que contaminou os milhares de petistas presentes: “a juventude toda unida, quer Lula lá Lula lá lá lá. Constituinte, soberana, com Lula lá vai avançar”!
Sua participação acabou sendo, na verdade, a materialização daquilo que já vinha discutindo antes, que era se tornar parte integrante do partido, a JR do PT. Ali, apareceu, com outros jovens, como juventude petista, sem abrir mão de suas posições, como fez ao defender a candidatura de Marília governadora de Pernambuco, retirada em troca de acordo com PSB.
“Não tem resposta melhor que esse encontro”
A garra e esforço coletivo destes militantes, entre os quais estão os da Corrente O Trabalho, culminou na aprovação unânime da “Carta aos jovens brasileiros”.
As delegações presentes decidiram também mobilizar para Marcha a Brasília em 15 de agosto para o registro da candidatura Lula e já marcaram as reuniões de prestação de contas do encontro.
O novo Conselho Nacional da Juventude Revolução foi eleito por aclamação.
O encontro foi encerrado com um vídeo da presidente do PT Gleisi Hoffman parabenizando os jovens e duas saudações. Dan, dirigente da Juventude da CNB, enfatizou “disseram que o PT ia acabar. Mas, não tem resposta melhor que esse encontro e a vinda da JR para o PT”. Markus Sokol da executiva nacional do PT e dirigente da Corrente O Trabalho saudou “a força que se constituía ali, pois abre uma opção para juventude e dá ânimo e traz sua crítica independente”.
Ao final, aos gritos “pode tremer, a JR agora é parte do PT”, mandaram o recado “Ô Moro, queria que você, entendesse que não dá para acabar com o PT.”
De fato, é um alento ver centenas de jovens com esta disposição em meio a essa crise política. É uma chama que inspira seguir na resistência. Afinal de contas, “a Juventude é Revolução”!
Paulo Riela
FALA AÍ JOVEM!
“Na minha cidade, Volta Redonda, depois da privatização da CSN, diminuiu o emprego e a renda, as pessoas foram trabalhar fora, o posto de trabalho é precarizado e o índice de acidentes de trabalho e mortes na usina é alto.”
Matheus – Volta Redonda/RJ
“Acho que a gente deveria discutir mais a defesa dos Institutos Federais. Eu estudei em um IF, participei do movimento estudantil lá, e a gente sabe como o ensino é melhor.O governo Temer tem precarizado e ameaçado os IFs.”
Letícia – Florianópolis/SC.
“Pra além de discutir o problema da droga no sentido criminal, a gente precisa discutir a questão da droga como uma questão de saúde pública. A juventude precisa de mais saúde, educação e lazer.”
Thiago Lima – Salvador/Bahia
“Tem outras discussões que precisam ter atenção nesse encontro. A luta pela demarcação das terras indígenas e quilombolas, o acesso e a permanência dos negros na universidade, a polícia militarizada que mata cada vez mais jovens negros nas periferias”
Tiago da Rosa – Florianópolis/ SC.
“O encontro foi muito produtivo e esclarecedor. Foi super organizado e muito democrático, fazendo com que o tema principal fosse muito bem entendido.”
Alexandre Aquino – Feira de Santana/BA
CARTA AOS JOVENS BRASILEIROS (TRECHOS)
“As condições de vida pioraram e temos cada vez menos perspectiva de futuro. Não aceitamos isso, queremos viver!
Nem tudo que foi planejado pelos golpistas aconteceu porque o povo resistiu.
Milhares querem eleger um candidato comprometido com seus anseios… é Lula quem aparece como a alternativa…
… eleito deve fazer o que já se comprometeu: convocar uma constituinte soberana…
varrer as medidas dos golpistas para atender reivindicações…:
Revogação da emenda constitucional 95, da reforma do ensino médio; Reforma política, Regulamentação da mídia; Reforma do judiciário; Universalização do ensino superior público e gratuito; Federalização do ensino médio; Desmilitarização da PM; Legalização do aborto…
O PT perseguido reafirmou Lula. Lutaremos contra a fúria de Alckmin (PSDB) que pretende destruir a educação e privatizar… Enfrentaremos o judiciário e grande mídia… os militares se assanharam… são herdeiros da ditadura e do retrocesso, como é o caso de Bolsonaro inimigo da juventude…
O melhor caminho é junto com PT, a maior conquista do povo brasileiro… sem abrir mão da nossa autonomia, nos constituímos como JR do PT, para ajudar preservar o partido ameaçado de um lado pela perseguição das instituições apodrecidas e, de outro pela política de conciliação que tanto o afastou da sua base social.
Para vencer todos esses obstáculos, precisamos tornar a luta, que hoje é de milhares, em milhões. Queremos Lula livre, Lula candidato, para elegê-lo e dar posse para retomarmos as rédeas do país
Filie-se ao PT. Junte-se a Juventude Revolução.
Lula Livre! Lula Presidente com Constituinte! Viva o Partido dos Trabalhadores! Viva a Juventude Revolução do PT”
(veja na íntegra: http://juventuderevolucao.com.br/)