Apagão no CNPq


Ciência brasileira ameaçada

No dia 23 de julho o sistema operacional do Currículo Lattes, de responsabilidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sofreu um apagão.

Pós-graduandos e pesquisadores não conseguiam acessar a plataforma. Dias depois, o governo federal tentou explicar a falha no sistema e disse que o problema estaria sendo resolvido.

O CNPq afirma que o apagão não afetará o pagamento de bolsas, mas nada está garantido. Relatos de servidores e colaboradores do órgão asseguram que não conseguem acessar seus e-mails e que os salários estão ameaçados, visto que o apagão paralisou a plataforma de currículo lattes e Carlos Chagas, além de editais e atividades.

Diversas entidades científicas, sindicais e estudantil, como a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), denunciam que o apagão é consequência dos cortes orçamentários que a agência vem sofrendo no governo Bolsonaro. Em julho foi anunciado o corte de R$ 116 milhões que seriam destinados ao pagamento de bolsas de pesquisa, sem contar recursos ainda contingenciados no Congresso Nacional.

O CNPq trabalha atualmente com o menor orçamento dos últimos 21 anos(!), apenas R$ 1,2 bilhão. É uma verdadeira política de sucateamento e destruição da ciência e pesquisa nacional.

Motivo a mais para reforçar a luta para derrubar esse governo!

Joelson Souza

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas