Em plena pandemia Prefeito Bruno Covas quer fechar Escola Municipal de Saúde Pública em SP

Na manhã desta terça-feira (16) aconteceu um ato contra o fechamento da Escola de Saúde Municipal Prof. Makiguti, que corre o risco de ser fechada após o Projeto de Lei 749/19 ter sido aprovado em segunda votação na Câmara Municipal.

O PL 749/19 extingue as autarquias municipais, entre elas a Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura – Fundação Paulistana, que administra a Escola Municipal de Saúde Pública.

Inaugurada no ano de 2005 a escola está localizada no bairro da Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, e forma alunos capacitados para atuar desde a área de saúde bucal até cuidados com idosos.

A escola já formou mais de 10 mil profissionais na área de saúde e tem uma importância não só para o bairro, mas para toda a cidade. Segundo os próprios alunos, em cada UBS (Unidade Básica de Saúde) da capital paulista tem pelo menos um profissional de saúde formado pela escola.

Um estudante do curso de Análises Clinicas disse que é um crime a Prefeitura fechar a escola em plena pandemia do Covid-19 onde os mais impactados são os moradores da periferia. Ele ainda disse que os alunos tem uma sensação muito grande de incerteza e não sabem se vão conseguir se formar, já que o PL não fala como vai ficar a administração da escola depois de sua extinção.

O ato convocado pelos estudantes da escola que se mobilizaram pelas redes sociais contou ainda com a participação do Sindicato dos Servidores Municipais, moradores do bairro e vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT).

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas