O secretariado nacional da P.O.U.S. lamenta a perda de um dos seus membros, Joaquim Pagarete.
Professor universitário, com uma carreira reconhecida, na Faculdade de Ciências de Lisboa e uma vida inteira dedicada, com total empenhamento à militância política.
Começou a sua atividade militante nos movimentos universitários antes do 25 de Abril e inseriu-se de imediato no processo revolucionário aberto com o golpe militar, sendo o 1º presidente eleito da direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL).
Fiel à sua classe, recusou desconvocar a greve decidida, em assembleia geral, pelos professores, no ano letivo 1976-77. Isso valeu-lhe a suspensão como militante do Partido Socialista, mas os professores ganharam, tendo sido todos colocados nas respectivas escolas.
Envolvido na luta pela democracia e unidade sindical, como Presidente do sindicato, Joaquim Pagarete acabou por ser expulso do PS e em 1979 fundou, juntamente com outros militantes, o POUS – seção portuguesa da IVª Internacional.
Assumiu desde sempre, mas em particular nos últimos anos, a direção da publicação do Militante Socialista, “tribuna livre da luta de classes”, órgão impulsionado pela P.O.U.S.
Desempenhou um papel importante no combate no nosso país Contra a guerra-contra a guerra social, como parte integrante da luta dos trabalhadores europeus.
Neste momento doloroso para os seus familiares e para todos os que tiveram o privilégio de combater, ao seu lado, pela defesa das conquistas da revolução de Abril e pela vitória do socialismo, o secretariado nacional da P.O.U.S. quer testemunhar o seu pesar e manifestar a mais profunda solidariedade à sua companheira de sempre, a camarada Carmelinda Pereira.As exéquias terão lugar dia 20 de Novembro (4ª feira) na Igreja do Santo Condestável, em Campo de Ourique (Lisboa), onde Joaquim Pagarete se encontrará a partir das 11h até às 18h. A homenagem terá lugar às 16h.
O Secretariado nacional da P.O.U.S.
Lisboa 18 de novembro 2024
A seção brasileira da 4ª Internacional, solidariza-se com os familiares, amigos e a seção portuguesa pela perda de nosso querido camarada Joaquim Pagarete. Joaquim tinha entre suas atividades a ajudar na tradução da Revista A Verdade para a edição em português.