Gleisi Hoffman: “nesta eleição vamos disputar um modelo de democracia no Brasil”

Artigo originalmente publicado no site do PT

 

À medida em que nos aproximamos da eleição, voltam a circular velhas mentiras contra o PT: risco para economia, medo na política. O antipetismo é colocado como pauta eleitoral, deixando-se de discutir os problemas concretos e reais do Brasil.

O PT faz tremer e representa um risco sim, mas não para a economia popular nem para as políticas de governo, muito menos para a democracia. Quem treme diante do PT é a elite econômica e política atrasada, carcomida pelos privilégios, arrogante, autoritária.

Essa elite deu um golpe em 2016 para tirar um governo eleito, prometendo “salvar” o país. A única coisa que produziu com seu golpe foi um candidato a presidente que prega o desprezo e a eliminação de quem é diferente.

O PT oferece riscos, sim, para o time do atraso. O risco de o povo ter emprego de novo; de melhorar a renda do trabalhador; de ter crédito barato; de ter investimentos públicos; de reduzir a dívida pública! Sim, porque foi isso que o PT fez quando governou!

Temos de ir pra rua agora, de cabeça erguida e com a fala forte. Nenhum, nenhum mesmo de nossos adversários fez pelo povo brasileiro, pelos trabalhadores, pelas mulheres, pelos jovens deste país o que o PT fez durante seus governos, oferecendo respeito e oportunidade!

É no debate nas ruas que ganharemos esta eleição. Com Lula, com Haddad, com o povo. Não é hora de recuos, nem de dar trela aos “mimimis” da imprensa e do mercado, que no jogo de seus interesses sugere moderação programática a nós, concessões ao mercado, negação da força política de Lula, para “unir forças progressistas” contra a ameaça autoritária da coisa política que eles criaram.

Para nós a democracia é um valor concreto ou não é democracia plena! Pressupõe que o povo tenha direitos mínimos, não passe fome e nem necessidades.

Foi essa elite torpe, que fala em democracia depois de rasgar 54 milhões de votos, esse sistema atrasado e seu candidato autoritário e falastrão que tiraram Dilma e prenderam Lula!

São os mesmos que apoiaram a reforma trabalhista, a terceirização, que joga milhões de pessoas no desemprego e reduz o salário de quem está empregado. São os mesmos que aprovaram a Emenda 95, que está desmontando o Estado brasileiro e acabando com as políticas públicas.

São os mesmos que estão entregando a Petrobras para as petroleiras estrangeiras, aumentando a gasolina todos os dias e encarecendo o gás de cozinha! São os mesmos que venderam a Embraer e querem vender a Eletrobrás. São os mesmos que querem a reforma da previdência contra os aposentados.

Não, estes não entendem de democracia Foram eles que espalharam o ódio e criaram Bolsonaro. São inconsequentes, irresponsáveis. Querem uma agenda e um resultado eleitoral para contemplar seus privilégios. Temos de dizer fortemente a eles que no Brasil não cabem as políticas liberais!

Nesta eleição, não disputamos apenas o voto. Estamos disputando o modelo de desenvolvimento e o conceito de democracia que queremos aprofundar daqui pra frente. Não cabem vacilações. Já mostramos que é possível governar este país para sua população e não só para os privilegiados. Já fizemos, junto com o povo, e vamos fazer de novo.

Gleisi Hoffmann é senadora (PT-PR) e presidenta nacional do PT.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas