Na manhã desta sexta feira, 13 de maio de 2022, após quase 9 anos de luta ininterrupta, foi anunciada pela Prefeitura de São Paulo a desapropriação do terreno de 50 mil metros quadrados que abriga 2 mil famílias, mais de 12 mil pessoas, na Ocupação Douglas Rodrigues, localizada na zona norte da capital paulista.
O terreno, ocupado pelas famílias é propriedade de um dono com dívidas milionárias com o fisco.
O Secretário Municipal de Habitação, João Farias, acompanhado pelo corpo técnico de Regularização Fundiária, do Prefeito Regional Roberto Godoy e do Vereador Danilo do Posto, anunciou que o Prefeito Ricardo Nunes (MDB), em telefonema no momento da visita desta manhã, autorizou a promover a desapropriação.
João Farias fez o anúncio publicamente diante de dezenas de diretores e moradores da Ocupação. As medidas técnicas do projeto serão iniciadas de imediato. O anúncio já foi publicado nas redes socias do Secretário.
Em nome do Movimento o secretário geral Ollitta informou as autoridades que será realizada uma grande solenidade pública para a assinatura da Desapropriação.
Uma assembleia com todos os moradores está sendo convocada pela Presidente do Movimento Nilda Dias para o sábado na ocupação e deve aprofundar o debate sobre o assunto.