Revista A Verdade || Edição n° 108

A Verdade 108: a luta contra o imperialismo sob a pandemia

A nova edição de “A Verdade”, revista teórica da 4ª Internacional, traz uma análise do uso mundial que o imperialismo faz da pandemia, na busca para ampliar sua ofensiva contra os direitos trabalhistas, sociais e democráticos. O texto evidencia que a crise econômica que atinge o modo de produção, em escala mundial, é um processo de fundo e que vem de longe. Frente à pandemia, usa-se em nível mundial o recurso dos apelos à “união nacional”, que servem sempre para que a classe operária perca direitos de forma definitiva, como se vê com a ofensiva em torno do teletrabalho e da uberização. Para a 4ª Internacional e suas seções, trata-se de reforçar a organização da classe operária de forma independente, para, a partir da defesa de suas condições de trabalho e de vida, passar da resistência à ofensiva na luta pela independência nacional e pelo fim do regime capitalista.

O número 108 da revista traz também artigos de atualidades sobre o início do governo Biden, nos EUA, e a impotência de seu plano para superar a crise do capitalismo; a crise política na Europa no contexto da pandemia; e o golpe de Estado militar contra o governo de Myanmar (ex-Birmânia), país do sudeste asiático.

A edição traz ainda um artigo que marca os 150 anos da Comuna de Paris, primeiro episódio da tomada do poder pela classe operária, e discute os elementos que mostram a sua atualidade.

A sempre importante luta contra a opressão às mulheres é abordada no artigo “O movimento operário e a questão das mulheres”, retomando os elementos de análise dos mecanismos usados pelo capitalismo para reduzir salários e direitos e o combate das mulheres no âmbito do combate de classe. Procure seu exemplar com os militantes da corrente O Trabalho.

Artigo anteriorPeru: direita não desiste de golpe
Próximo artigoChile entre dois poderes