Revista A Verdade || n°110

O cenário mundial às vésperas da abertura da Guerra na Ucrânia é o objeto de análise do número 110 da revista “A Verdade”. O conjunto de discussões integra a preparação do 10º Congresso da 4ª Internacional, a se realizar num momento em que a crise mundial do capitalismo se aprofunda de maneira inédita.

Como disse Lênin há pouco mais de um século, o imperialismo é a fase das guerras e revoluções. Encurralado pelas contradições insolúveis do mercado mundial e as tensões crescentes delas decorrentes, o imperialismo lança mão da guerra.

A Rússia, controlada por oligarcas surgidos da derrocada do Estado soviético, inicia uma guerra intercapitalista pelo controle de mercados, confrontando a pressão crescente do imperialismo estadunidense em território europeu. É uma guerra contra os povos ucraniano e russo, usado pelos governos do mundo inteiro para atacar os direitos democráticos e trabalhistas.

“Na raiz de toda esta situação, está a decomposição e o apodrecimento do sistema de exploração capitalista. Massas colossais de capital acumulam-se e não conseguem se valorizar num mercado mundial demasiado pequeno para o capital”, analisa o editorial desta edição.

A revista “A Verdade” 110 traz ainda um relato de um debate com jovens sobre a questão da ecologia (abordada no número 109) e matérias de análise e acompanhamento da situação na China, na Venezuela e em Guadalupe e Martinica.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas