Trabalhadores italianos da Enel exigem fornecimento de energia elétrica para famílias em ocupação na capital de São Paulo

Avança a luta por energia na Ocupação Douglas Rodrigues

A ocupação Douglas Rodrigues, que abriga 2 mil famílias na zona norte de São Paulo e está em luta para ter acesso regular ao fornecimento de energia elétrica, ganhou essa semana um aliado de peso internacional.

Os trabalhadores da multinacional de origem italiana Enel, concessionária de energia elétrica no estado de São Paulo, denunciaram em carta ao chefe das relações industriais globais da empresa a situação a que estão sendo submetidas as quase 12 mil pessoas que vivem no local. Eles também prestaram solidariedade às famílias e exigiram uma solução imediata.

A carta é endossada ainda pela Federação Nacional de eletricitários da Itália, pela CGIL, central sindical italiana e outras organizações internacionais.

Apesar de inúmeros pedidos por parte do Movimento Independente de luta por Habitação da Vila Maria para que a Enel solucione o problema e forneça oficialmente a energia elétrica à ocupação Douglas Rodrigues, a reivindicação ainda não foi atendida. A população é obrigada a fazer ligações improvisadas, de alto risco, para não viver no século XIX. A ocupação sofreu inclusive com um incêndio em 2016, que deixou pelo menos 2 mortos.

A Enel, sem fornecer a energia, recentemente chegou a cortar as ligações improvisadas, levando embora até mesmo os fios e materiais elétricos que pertenciam aos moradores, deixando centenas de famílias no escuro.

O caso foi registrado em matéria do SPTV, da rede globo.

Apesar da situação dramática, a pressão tem feito avançar a luta. Uma reunião intermediada pelo vereador Eduardo Suplicy arrancou uma nova vistoria da empresa na ocupação para avaliar o fornecimento de energia.

Funcionários da Enel, acompanhados de representantes do Gabinete do prefeito e de moradores da ocupação fizeram vistoria na ultima sexta feira (16 de julho)

Os moradores agora aguardam uma resposta da empresa para que possam, em pleno ano de 2021, no centro da maior cidade da américa latina, ter regularizado o acesso a energia elétrica.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas