Trabalhadores portuários nos EUA cruzaram os braços em solidariedade ao movimento negro

Os trabalhadores portuários da Costa Oeste norte americana cruzaram os braços numa inédita greve em solidariedade à luta do povo negro que explode em todos os Estados Unidos e em diversos países.

A greve de 8 horas foi realizada no dia 19 de junho, data em que se celebra a abolição da escravidão nos EUA e quando ocorreram dezenas de manifestações por todo o país.

Todos os 29 portos da costa oeste – de San Diego (divisa com o México) a Vancouver (no Canadá) – pararam. Em todas essas cidades portuárias houve atos e passeatas de portuários, convocada pelo ILWU – sindicato geral dos portuários da Costa Oeste – e apoiada por outros sindicatos e organizações populares.

Esta é a primeira vez na história dos EUA que um sindicato de alcance nacional (e internacional, com bases em Vancouver, no Canadá) como o ILWU comemora oficialmente o 19 de junho.

Além da greve, uma enorme marcha com os portuários ocorreu em Oakland, maior porto e contou com a participação de milhares de pessoas. Houve um importante ato com falas de personalidades, como o ator Danny Glover, a ex-Patera Negra, Angela Davis e o velho Pantera Negra e dirigente sindical Portuário Clarence Thomas.

Manifestação em Oakland, Portuários de colete.
Manifestação em Oakland, Portuários de colete.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas