Atos por todo o país: veja como foi 1° de maio sem patrões e golpistas

Dia internacional de luta da classe trabalhadora, o 1° de maio é uma data histórica marcada em todo o mundo como um dia de lutas, e não de confraternização ou festas com patrões, seus representantes, ou governos a serviço do capital.

Foi com esse espírito, e com a urgência de luta pelo fim do governo genocida de Bolsonaro que trabalhadores organizaram diferentes manifestações neste 1° de maio de 2021, sem golpistas, patrões, sem FHC, Maia e apesar das condições difíceis da pandemia, que já matou mais de 400 mil pessoas no país, procurando sempre respeitar as recomendações sanitárias de distanciamento e uso de máscaras.

Militantes do PT identificados com o Diálogo e Ação Petista estiveram em manifestações por todo o país. Foram passeatas, carreatas, panfletagens, colagem de cartazes e faixas.

São Paulo tem atos por toda a capital e no interior

Passeata no centro SP

Na capital Paulista, foram realizados vários atos de rua e carreatas por toda a cidade. No centro da cidade um ato concentrou na Praça do Patriarca, em frente ao prédio da prefeitura e percorreu as ruas até o Largo Paissandu.

Markus Sokol, da Executiva Nacional do PT e do comitê nacional do DAP falou no ato, que contou ainda com a presença marcante de pelo menos 200 pessoas.

Já na região da Mooca e do Brás houve uma carreata que percorreu as ruas do centro expandido. Julio Turra do DAP e da CUT Independente e de Luta falou nessa manifestação.

Na Zona Norte da cidade, uma carreata se deslocou da Brasilândia e percorreu a região até o parque novo mundo, onde companheiros da Ocupação Douglas Rodrigues estavam concentrados.

Ocupação Douglas Rodrigues, no Parque novo Mundo, zona norte da capital

Na Zona Leste militantes do PT se concentraram em Guianazes e foram até a praça Brasil, onde ocorria um ato unificado

Guaianazes
Diadema

Houve ainda panfletagem em diadema e carreata pelo ABC Paulista.

Minas Gerais

Panfletagem do Sindsaúde

Em Belo Horizonte o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde fez uma panfletagem na porta de um hospital. Eles receberam o apoio da militância do Diálogo e Ação petista, que também se concentrou próximo ao Mineirinho, na carreata que percorreu a cidade.

Belo horizonte, militantes se concentram próximo ao mineirinho

Já em Juiz de Fora, na preparação do 1° de maio militantes do DAP fizeram panfletagem no Demlurb (o departamento de limpeza urbana.

Calçadão de Juiz de Fora

Neste sábado houve um pequeno cortejo pelo centro da cidade pela manhã uma grande carreata na parte da tarde, convocada pelo Sindicato dos Professores e que contou com a participação ampla da militância petista. A carreata se concentrou no Bairro Santa Luzia, berço do PT na cidade e percorreu diversos bairros e vias principais.

Carro em Juiz de Fora

Já em Ipatinga, militantes do DAP fizeram ainda uma panfletagem na entrada da Usiminas. Também houve uma panfletagem do DAP

Panfletagem na Usiminas

Rio de Janeiro
Em Volta Redonda, uma panfletagem na porta CSN organizada por militantes do Diálogo e Ação Petista, da Juventude Revolução do PT e outros marcou o dia.

Panfletagem na CSN

Bahia

Um ato ocorreu neste sábado (1) em Salvador, com forte presença dos trabalhadores dos correios, em luta contra a privatização da empresa.

Militantes do Diálogo e Ação petista ao lado de vários sindicalistas, como a professora Celi Taffarel que encabeçou a chapa “Renova ANDES” oposição ao ANDES-Sindicato nacional.

Celi Taffarel na manifestação

No interior da Bahia militantes do DAP participaram de atos e panfletagens em diversas cidades como Itaberava, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Amargosa.



Santa Catarina

Ato do 1° de maio em Florianópolis

Em Florianópolis, embalados pela greve dos professores que já dura um mês, sindicatos organizaram uma manifestação presencial na frente da catedral da capital catarinenses que teve presença marcante da militância do Diálogo e Ação Petista.

Militância do DAP em Florianópolis no 1° de maio

Rio Grande do Sul
Militantes do DAP de Porto Alegre e região metropolitana estiveram no ato de 1 de maio convocado pelas Centrais. Nos pirulitos a exigência de vacina, testagem, auxílio emergencial e o fim do governo Bolsonaro. Ato classista, sem patrões, na melhor tradição do PT.

Porto Alegre

Alagoas
Em maceió um ato presencial percorreu as ruas da cidade, e reuniu centenas de trabalhadores, exigindo o fim do governo Bolsonaro e medidas urgentes do governo Estadual.

Maceió

Ceará
Apesar da ausência de ato na capital cearense, militantes petistas fizeram panfletagens em Fortaleza e ajudaram a organizar pequenos atos no interior do Ceará como em Russas e Tabuleiro do Norte.


Paraíba e Sergipe

Tanto em João Pessoa, quanto em Aracaju houve carreatas que percorreram as ruas das cidades.



Em Cuiabá, em Mato Grosso, houve ato na véspera

Cuiabá

Houve também manifestações no Distrito Federal e entorno. Na véspera um ato foi realizado na Esplanada, enquanto no dia 1° de maio, militantes petistas estiveram em Valparaíso de Goiás, com panfletagem e carro de som.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas