Viva a Juventude Revolução do PT

Muita empolgação e gritos emo­cionados de centenas de jovens de quase todas as regiões do país foi a imagem da plenária final do 15º En­contro Nacional da Juventude Revolu­ção (ENJR), encerrado em 5 de agosto no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo, SP.

O maior encontro da JR foi prepa­rado com semanas de mobilização, reuniões e atividades dos núcleos que segundo Sarah Lindalva, reeleita no Conselho Nacional, “mobilizou mais de mil, teve 538 inscritos e credenciou 305 jovens, num encontro auto-sus­tentado com caravanas de 13 estados”.

38652718_2091942490883748_6108839028570718208_n

Três dias de discussões vivas, com grupos e mesas de debates. E, claro, não faltou animação nas noites com um belo Sarau com apresentações cul­turais e uma batalha de hip-hop que agitou a galera!

O encontro decidiu constituir a JR do PT e adotou um chamado à juventude para garantir Lula nas urnas, eleger e dar posse para convocar uma Assem­bleia Constituinte.

“Refundar o estado”

Na abertura, com uma mesa de de­bate, fizeram saudação Leonardo do SMABC, Gilmar Tato candidato do PT ao Senado, Vicentinho, deputado fe­deral e Sorriso, secretário da Juventude do PT (JPT), reconhecendo que “JR foi fundamental na reconstrução da JPT”.

Como seguir na luta pela saída política “para eleger Lula presiden­te, estando ele preso, sequestrado?” questionou Luiz estudante da UFMG. Para Léo do RS “tem que enfrentar a ditadura do judiciário, estando a JR junto com PT”.

José Genuíno, ex-presidente do PT, um dos debatedores, disse “o PT ficou amarrado na institucionalidade. Preci­samos de um programa para refundar o estado e só por uma Constituinte que nasça da luta”. No mesmo sentido, Julio Turra, da executiva da CUT, falou: “a Constituinte só com Lula Livre e presi­dente” e, acrescentou “a JR pode ajudar preservar o PT como foi fundado”.

“Com Lula lá vai avançar”

Ponto alto da programação do en­contro foi a ida da JR na Convenção do PT no dia 4 que oficializou a can­didatura de Lula. A coluna adentrou a Casa de Portugal ritmada numa bateria com bandeiras e muita agitação que contaminou os milhares de petistas presentes: “a juventude toda unida, quer Lula lá Lula lá lá lá. Constituinte, soberana, com Lula lá vai avançar”!

Sua participação acabou sendo, na verdade, a materialização daquilo que já vinha discutindo antes, que era se tornar parte integrante do partido, a JR do PT. Ali, apareceu, com outros jovens, como juventude petista, sem abrir mão de suas posições, como fez ao defender a candidatura de Marília governadora de Pernambuco, retirada em troca de acordo com PSB.

“Não tem resposta melhor que esse encontro”

A garra e esforço coletivo destes militantes, entre os quais estão os da Corrente O Trabalho, culminou na aprovação unânime da “Carta aos jovens brasileiros”.

As delegações presentes decidiram também mobilizar para Marcha a Brasília em 15 de agosto para o registro da candidatura Lula e já marcaram as reuniões de prestação de contas do encontro.

O novo Conselho Nacional da Juventude Revolução foi eleito por aclamação.

O encontro foi encerrado com um vídeo da presidente do PT Gleisi Ho­ffman parabenizando os jovens e duas saudações. Dan, dirigente da Juventu­de da CNB, enfatizou “disseram que o PT ia acabar. Mas, não tem resposta melhor que esse encontro e a vinda da JR para o PT”. Markus Sokol da exe­cutiva nacional do PT e dirigente da Corrente O Trabalho saudou “a força que se constituía ali, pois abre uma opção para juventude e dá ânimo e traz sua crítica independente”.

Ao final, aos gritos “pode tremer, a JR agora é parte do PT”, mandaram o recado “Ô Moro, queria que você, entendesse que não dá para acabar com o PT.”

De fato, é um alento ver centenas de jovens com esta disposição em meio a essa crise política. É uma chama que inspira seguir na resistência. Afinal de contas, “a Juventude é Revolução”!

Paulo Riela


FALA AÍ JOVEM!

“Na minha cidade, Volta Redonda, depois da privatização da CSN, diminuiu o emprego e a renda, as pessoas foram trabalhar fora, o posto de trabalho é precarizado e o índice de acidentes de trabalho e mortes na usina é alto.”

Matheus – Volta Redonda/RJ

“Acho que a gente deveria discutir mais a defesa dos Institutos Federais. Eu estudei em um IF, participei do movimento estudantil lá, e a gente sabe como o ensino é melhor.O governo Temer tem precarizado e ameaçado os IFs.”

Letícia – Florianópolis/SC.

“Pra além de discutir o problema da droga no sentido criminal, a gente precisa discutir a questão da droga como uma questão de saúde pública. A juventude precisa de mais saúde, educação e lazer.”

Thiago Lima – Salvador/Bahia

“Tem outras discussões que precisam ter atenção nesse encontro. A luta pela demarcação das terras indígenas e quilombolas, o acesso e a permanência dos negros na universidade, a polícia militarizada que mata cada vez mais jovens negros nas periferias”

Tiago da Rosa – Florianópolis/ SC.

“O encontro foi muito produtivo e esclarecedor. Foi super organizado e muito democrático, fazendo com que o tema principal fosse muito bem entendido.”

Alexandre Aquino – Feira de Santana/BA


CARTA AOS JOVENS BRASILEIROS (TRECHOS)

“As condições de vida pioraram e temos cada vez menos perspectiva de futuro. Não aceitamos isso, queremos viver!

Nem tudo que foi planejado pelos golpistas aconteceu porque o povo resistiu.

Milhares querem eleger um candidato comprometido com seus anseios… é Lula quem aparece como a alternativa…

… eleito deve fazer o que já se comprometeu: convocar uma constituinte soberana…

varrer as medidas dos golpistas para atender reivindicações…:

Revogação da emenda constitucional 95, da reforma do ensino médio; Reforma política, Regulamentação da mídia; Reforma do judiciário; Universalização do ensino superior público e gratuito; Federalização do ensino médio; Desmilitarização da PM; Legalização do aborto…

O PT perseguido reafirmou Lula. Lutaremos contra a fúria de Alckmin (PSDB) que pretende destruir a educação e privatizar… Enfrentaremos o judiciário e grande mídia… os militares se assanharam… são herdeiros da ditadura e do retrocesso, como é o caso de Bolsonaro inimigo da juventude…

O melhor caminho é junto com PT, a maior conquista do povo brasileiro… sem abrir mão da nossa autonomia, nos constituímos como JR do PT, para ajudar preservar o partido ameaçado de um lado pela perseguição das instituições apodrecidas e, de outro pela política de conciliação que tanto o afastou da sua base social.

Para vencer todos esses obstáculos, precisamos tornar a luta, que hoje é de milhares, em milhões. Queremos Lula livre, Lula candidato, para elegê-lo e dar posse para retomarmos as rédeas do país

Filie-se ao PT. Junte-se a Juventude Revolução.

Lula Livre! Lula Presidente com Constituinte! Viva o Partido dos Trabalhadores! Viva a Juventude Revolução do PT”

(veja na íntegra: http://juventuderevolucao.com.br/)