A juventude quer emprego

A piora das condições de vida se agrava no país, principalmente entre os jovens de 18 a 24 anos para os quais o desemprego, comparado à média nacional, chega a ser o dobro, com 22,8%.

Muitos desses jovens vêm sobrevivendo através de bicos e, quando arrumam trabalho, são desregulamentados. Tudo isso é reflexo da destruição do país, acelerada desde 2016 com a contrarreforma trabalhista e tem no governo Bolsonaro um ponto de apoio para continuar “passando a boiada”.

Esses jovens que não têm mais emprego, muitas vezes, acabam indo parar em situação de rua, pois, sem dinheiro para o aluguel, a rua se torna ponto certo, alvo fácil para as drogas e o tráfico. Ao andarmos pelas ruas das capitais do país podemos observar o número de jovens nessa situação. O jovem que deveria estar estudando, trabalhando, construindo um futuro, se vê em uma situação muito difícil.

Empregos e direitos
A questão do emprego é um tema necessário, sobretudo no processo eleitoral. Durante o governo Bolsonaro, o ministro Paulo Guedes (Economia) e ex-ministro Onyx Lorenzoni (Trabalho) apresentaram propostas absurdas em relação ao primeiro emprego da juventude. Criaram projetos que ofereciam à juventude empregos com menos direitos como Bem, Pronampe e Lei de Liberdade Econômica que têm como objetivo ampliar a exploração da juventude, acabar com direitos e aumentar, ainda mais, a margem de lucro dos empresários.

É por isso que Lula deve colocar a revogação da contrarreforma trabalhista como um dos carros chefes da campanha para presidente. Não se pode pensar duas vezes! É preciso revogá-la para retomar os direitos que foram perdidos, pois a juventude passa fome sem emprego, está cada vez mais exposta a situações como a que vimos no início deste ano com o bárbaro assassinato de Moïse.

Não queremos esse Brasil aonde os interesses da juventude são bloqueados por esse sistema podre. Queremos empregos com direitos!

A defesa da revogação da contrarreforma trabalhista exige mudanças radicais nas instituições mas traria, certamente, cada vez mais apoio dos jovens que esperam poder sonhar novamente.

Jeffei

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas