Na madrugada deste dia 26 de maio faleceu em Campinas o companheiro Jacó Bittar aos 81 anos. Jacó estava debilitado pelo mal de Parkinson que o afligia nos últimos anos. O seu corpo foi velado no cemitério da Saudade em Campinas e sepultado no cemitério de Souzas.
A corrente O Trabalho do PT, seção brasileira da 4ª Internacional, saúda a memória de Jacó Bittar, fundador do PT e da CUT, dirigente da histórica greve dos petroleiros de 1983, em plena ditadura militar, e um dos mais destacados sindicalistas na virada dos anos 1970/80 ao lado de Lula e Olívio Dutra, com os quais fez parte do núcleo de militantes que deu origem ao PT em 1981 e à CUT em 1983..
Primeiro prefeito de Campinas eleito pelo PT em 1988, no início de seu mandato (1989-1992) ofereceu todo apoio político e material para a realização da sessão brasileira do Tribunal Internacional contra a Dívida Externa na cidade, preparatória ao evento realizado em Lima, capital do Peru, em maio do mesmo ano.
Em vários momentos de sua trajetória no PT, que durou até 1991 quando ele filiou-se ao PSB, Jacó Bittar esteve conosco da Corrente O Trabalho em iniciativas políticas e sindicais, o que valorizamos muito.
Jacó Bittar, militante da causa dos trabalhadores, PRESENTE!
Julio Turra, pela Corrente O Trabalho