Grandes fazendeiros invadem terras indígenas

Dossiê do observatório De Olho nos Ruralistas mostra quem são os verdadeiros invasores

Foi lançada em junho a segunda edição do dossiê “Os Invasores”, do observatório De Olho nos Ruralistas. A publicação traz os nomes de representantes do agronegócio financiados por empresários invasores de terras indígenas (TIs). Aponta ainda políticos que detêm fazendas sobre TIs.

A investigação, que durou mais de seis meses, foi realizada por profissionais de diversos campos do conhecimento. A primeira parte do dossiê, divulgada em abril, trouxe os nomes de empresas nacionais e estrangeiras entre as 1.692 sobreposições de fazendas em 213 TIs, que totalizavam 1,18 milhão de hectares (tamanho igual ao do território do Líbano). As informações têm origem no cruzamento de bases de dados fundiários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Na segunda parte, a equipe do observatório identificou quais desses sócios doaram para políticos nas campanhas de 2022; no caso de 54 dos 81 senadores, também de 2018.

Apoiadores de Bolsonaro
Foram identificados 42 políticos (e seus familiares de 1º grau) como titulares de imóveis rurais flagrados com sobreposição em TIs. Juntos, concentram 96 mil hectares, o equivalente à soma das áreas urbanas de Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O texto indica que 41 fazendeiros invasores de TIs doaram R$ 1,2 milhão para a campanha derrotada de Bolsonaro à reeleição. Esses ruralistas controlam área de quase 108 mil hectares, incidente em 23 áreas demarcadas pela Funai. Entre eles estão megaempresários do agronegócio e um dos mandantes do Massacre de Caarapó, no Mato Grosso do Sul, estado com histórico de genocídios de populações indígenas.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), face institucional da bancada ruralista no Congresso, é diretamente financiada por invasores: 18 integrantes da frente receberam R$ 3,6 milhões em doações de campanha de fazendeiros ligados a sobreposições em TIs.

O dossiê pode ser baixado no site https://deolhonosruralistas.com.br

Claudio Soares
(com informações do site do MST)

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas