Declaração do DSA (Socialistas Democratas da América) sobre o abandono da campanha presidencial de Joe Biden

Joe Biden sempre foi um fomentador de guerras e é responsável de um genocídio, um fantoche das grandes corporações, um inimigo dos imigrantes e do meio ambiente e um fiasco para a classe trabalhadora. Ele bem mereceu o vergonhoso fim de sua carreira.

Mesmo que, ao desistir da disputa presidencial hoje, Biden aumente as chances de evitar uma presidência de Trump, seja quem for o candidato democrata ficará, sem dúvida, muito aquém do que a classe trabalhadora merece. 

Cada vez mais estadunidenses constatam dolorosamente que a direção do Partido Democrata não está preparada para combater a extrema direita com a ferocidade necessária. Fontes democratas bem informadas admitiram recentemente que Biden foi escolhido em 2020 não porque pudesse derrotar Trump, mas porque queriam derrotar Bernie Sanders, candidato socialista democrata extremamente popular. 

“Precisamos de um novo partido que represente um movimento de massa de pessoas comuns que querem se levantar e lutar por um mundo livre da guerra, da reação e da exploração das grandes empresas. Junte-se ao DSA para construir esse partido conosco.”

Desde que se tornou presidente, Biden aproveitou todas as oportunidades para destruir suas chances de ser reeleito. Primeiro e acima de tudo, ele continua a financiar e apoiar ativamente o terrível genocídio que Israel comete contra os palestinos em Gaza, arruinando assim sua popularidade entre os eleitores jovens. Ele não ofereceu nenhuma visão do futuro além de “fundamentalmente, nada mudará” – e, à medida que as condições sociais e econômicas pioram, vemos que até isso era uma mentira. 

Nenhum dos dois principais partidos tem uma visão que sirva à classe trabalhadora. Precisamos de uma alternativa séria ao protofascismo do Partido Republicano e sua guerra contra sindicatos, imigrantes, mulheres e transgêneros, e contra a própria democracia – e uma alternativa à cumplicidade do Partido Democrata. 

Precisamos de um novo partido que represente um movimento de massa de pessoas comuns que querem se levantar e lutar por um mundo livre da guerra, da reação e da exploração pelas grandes empresas. Merecemos um partido que defenda o poder dos trabalhadores, a luta pela libertação e dignidade para todos, o fim da crise climática e que crie programas universais como moradia social, educação superior gratuita e Medicare(1) para todos. 

Junte-se ao DSA para construir esse partido conosco. 

21 de julho de 2024

(1) O Medicare é um programa do governo federal dos EUA que financia o seguro de saúde para pessoas com mais de 65 anos e deficientes (nota do editor).

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas