Ato Nacional pela Constituinte reúne em São Paulo mais de 700 de 14 estados

“Dilma, não hesite, convoque a constituinte!”

Com essa palavra de ordem ecoando pelo auditório do Clube Trasmontano no centro da capital paulista no último sábado dia 10 à noite foi encerrado o Ato Nacional pela Constituinte que reuniu centenas de militantes sindicais, dos movimentos populares, parlamentares, jovens e dirigentes partidários de 14 estados da federação.

O lema que resumiu o encontro, e que também faz parte de manifesto divulgado pelas entidades presentes, dá bem a medida dessa conclusão: “Com esse Congresso, não dá”. Do modo como a representação política se constitui – inclusive nos poderes Executivo e Judiciário, e não apenas no parlamento.

Leia abaixo a íntegra da moção aprovada ao final e a composição da mesa do Ato:

ATO NACIONAL PELA CONSTITUINTE, 10 DE MAIO DE 2014

Reunidos em São Paulo, mais de 600 brasileiros e brasileiras vindos em delegações de 14 Estados do país, nós dizemos:

O Brasil precisa de uma reforma política para destravar as aspirações de justiça social e soberania do povo brasileiro. Com esse Congresso não dá!

Tem razão a presidente da República ao dizer que a reforma não se fará sem consulta ao povo.

É preciso dar a palavra ao povo. O meio para isso é a convocação de uma Assembleia Constituinte, unicameral, proporcional, sem financiamento empresarial e com voto em lista. Não tem outro jeito, é o único meio!

Por isso, estamos engajados no Plebiscito Popular pela Constituinte soberana e exclusiva sobre o sistema político de 1 a 7 de setembro. E esperamos o mesmo de todas as forças democráticas, sindicais e populares, bem como o compromisso com seu resultado da presidente Dilma do PT e daqueles candidatos que, nos vários níveis das eleições de outubro, defendam o interesse da nação.

Recomendamos realizar reuniões de esclarecimento nos bairros, escolas, sindicatos e entidades, publicar manifestos, e organizar comitês de base do plebiscito popular.

São Paulo, 10 de maio de 2014

Aprovado por aclamação

Mesa do ato: Renato Simões (deputado federal, PT-SP), Adriano Diogo (deputado estadual, PT-SP), Eduardo Suplicy (senador, PT-SP), Misa Boito (membro DR PT-SP), Benedito Barbosa, Dito (Central de Movimentos Populares), João Moraes (coordenador da FUP-CUT), Julio Turra (membro da Executiva Nacional da CUT), Erik Bouzan (secretario da Juventude do PT-SP), João Bravin (membro da Executiva Municipal do PT-SP), Juliana Cardoso (vereadora do PT-SP), Carla Emanuele (Juventude Revolução), Celina Simões (Escola da Cidadania Santo Dias, Jardim Ângela – SP). Markus Sokol (Comitê Nacional Diálogo Petista).

Representantes de delegações dos estados na mesa: Julio Garcia, advogado (RS), Luis Antonio “BL” (SC), Roberto Salomão, Executiva Estadual do PT (PR), vereador Betão (MG), Vera Ramos, Secretaria Agrária (DF), Cláudio Santos, Sindicato Vigilantes (BA), Luiz Gomes, Executiva PT (AL), Helder Lopes, jornalista (PE) e Damião Maia, Sindiute (CE).

“Dilma, não hesite! Convoque a Constituinte!”

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas