Brasil: 19 milhões passam fome enquanto 65 pessoas acumulam R$1,2 trilhões

19 milhões com fome
Uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN) publicada em março deste ano revelou a tragédia da fome que se abate sobre grande parte da população brasileira. Segundo a pesquisa, no final do ano passado, sobre uma população de 211,7 milhões de pessoas, 55,2% dos brasileiros se encontravam em “insegurança alimentar”. Isso quer dizer que eles enfrentaram problemas para obter comida suficiente para sua família no final do ano passado.

São 116,8 milhões de brasileiros que convivem com algum grau de insegurança alimentar, ou seja, encontram dificuldades para fazer todas as refeições no dia. Destes, 43,4 milhões, sem alimentos em quantidade suficiente, comeram menos do que o necessário para suas necessidades nutritivas básicas. Dos quais 19 milhões passam fome, ou seja, 9% da população do Brasil. Uma verdadeira catástrofe que se abate sobre o povo brasileiro.

Enquanto 65 pessoas acumulam R$ 1,2 trilhões
É neste mesmo país que, no mesmo ano, o número de bilionários aumentou de 45 para 65, segundo ranking divulgado pela revista Forbes. Somados esses 65 indivíduos possuem uma riqueza estimada em 1,2 trilhões de reais.

Empobrecimento
Do outro lado, metade das famílias brasileiras empobreceram em 2020. A pesquisa da PENSSAN mostrou que dos lares pesquisados 49% das famílias informaram que tiveram redução de renda em 2020. 52% afirmam que tiveram que cortar gastos essenciais (como alimentação, vestuário e moradia) para conseguir passar o mês.
O desemprego bateu na porta de 19% dos lares que tiveram pelo menos uma pessoa que perdeu o trabalho.

Falta até água para lavar as mãos
Em plena pandemia, a medida mais básica de higiene que é lavar as mãos com água corrente e sabão foi um problema. Em 22% dos lares não há água potável ou sofrem com falhas de abastecimento. Enquanto alguns pregam o “fique em casa” quase um terço (32,4%) das famílias brasileiras vivem em lares onde há menos de 1 cômodo por pessoa. Ou seja, são lares onde é absolutamente impossível fazer isolamento de pessoas com sintomas de covid do resto da família.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas