Com profundo pesar comunicamos o falecimento do camarada Franco Groia, na noite desta quarta feira, 29 de dezembro de 2021, vítima de uma série de complicações decorrentes de uma pneumonia, que levaram a uma morte encefálica.
O camarada Groia era militante da corrente O Trabalho do PT, seção brasileira da IV Internacional. Franco também era dirigente do SINPRO Juiz de Fora, da CUT Regional Zona da Mata (MG), da CONTEE e secretário de cultura do Partido dos Trabalhadores em sua cidade.
Professor e cineasta, foi um militante revolucionário incansável na luta dos trabalhadores, em especial da educação. Esteve a frente de diversas lutas da categoria, sempre com dedicação e generosidade.
Foi também um defensor intransigente dos direitos das pessoas com deficiência. Batalhou em todas as frentes pelo direito à acessibilidade, no interior do movimento operário e em toda a sociedade.
Franco sempre defendeu com afinco o acesso à cultura para toda a população. Como artista, dirigiu os curtas-metragens “Calçadão – onde tudo acontece” e “Chave”, além de DVDs musicais e contribuiu decisivamente na fundação em 2002 do festival de cinema “Primeiro Plano” em Juiz de Fora.
Groia foi muito generoso com todos ao seu redor e inspirou força, pois nunca esmoreceu diante de qualquer dificuldade. A perda repentina deste camarada nos enche de tristeza e nos impõe uma responsabilidade. Continuar todas as lutas que eram também as suas.
Toda a nossa solidariedade à família e amigos, em especial à sua companheira Lilian.
Camarada Franco Groia, presente!
Comitê Regional da Corrente O Trabalho do PT – Minas Gerais