Em plena luta pelas liberdades democráticas contra a ditadura militar, no dia 28 de agosto de 1983 era fundada a Central Única dos Trabalhadores-CUT, no Congresso da Classe Trabalhadora realizado em São Bernardo do Campo no pavilhão Vera Cruz.
Eram cinco mil delegados, trabalhadores do campo e da cidade, dos setores público e privado, vindos dos quatro cantos do Brasil, que se reuniam para desafiar a estrutura sindical oficial atrelada ao Estado desde a era Vargas, para afirmar a luta pela liberdade e a autonomia sindical. Entre os delegados estava Luiz Inácio Lula da Silva, pelo sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.
Passados 35 anos, em que a CUT se transformou na maior central sindical do Brasil e uma referência mundial, a central comemora seu aniversário lutando uma vez mais contra um estado de exceção criado pelo golpe de 2016 e afirmando a candidatura a presidente de um de seus fundadores, o hoje preso político Lula.
Em 27 de agosto ocorreu sessão solene da Câmara em Brasília, requerida pelo deputado federal Vicentinho, que presidiu a CUT (1994-2000), e neste dia 28, em reunião de sua Direção nacional, haverá ato comemorando a data. Longa vida à Central Única dos Trabalhadores, Lula Presidente!