Greve vitoriosa em Florianópolis

Depois de 7 dias os trabalhadores da prefeitura de Florianópolis enceraram uma vitoriosa greve, que conquistou uma proposta de reposição de inflação de 11% nos salários e vale alimentação (a prefeitura nas negociações ofereceu 3%) recomposição salarial de 300 reais no cargo de auxiliar de sala, concurso na saúde até o final do ano com a manutenção dos trabalhadores temporários na composição de equipes até a convocação dos aprovados e concurso de remoção para efetivos nas creches novas.

Além disso, a prefeitura assumiu o compromisso de não enviar nenhum projeto de lei que altere o atual plano de carreira do magistério e concordou com a formação de uma comissão com os trabalhadores para descompactar a tabela do magistério.

Nessa proposta, havia um reajuste acima da inflação no vale-alimentação/vale-lanche – mas também uma ameaça grave ao plano de carreira do Magistério, com o envio de uma nova lei que, na prática, rasgaria os patamares de diferenças entre as posições da tabela (classes, referências e diferenças de titulação).

Para os agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE) fica estabelecido o pagamento do novo piso – ainda que a prefeitura insista em atrelar isso ao repasse de verbas do governo federal.

As punições de descontos de dias e multas ao sindicato, foram todas retiradas na proposta acordada e votada pela categoria.

Nossa greve provou, mais uma vez, que a luta é a principal arma da classe trabalhadora para conquistar e manter seus direitos.

Renê Munaro

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas