O país do golpe: 61% das crianças na pobreza

No Brasil, 61% das crianças e ado­lescentes até 17 anos vivem na pobreza ou estão privados de um ou mais direitos, como água, educação, saneamento, moradia e proteção con­tra o trabalho infantil.

Do total, 18 milhões (34,3%) vivem com menos de R$ 346 per capita por mês na zona urbana e R$ 269 na zona rural.  6 milhões (11,2%), são privados apenas de renda, outros 12 milhões (23,1%,) além de renda insuficiente, têm um ou mais direitos negados.

O levantamento é um estudo divulgado em 14 de agosto pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e foi feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015.

O acesso aos direitos varia, entre outros fatores, de acordo com o local onde as crianças e adolescentes mo­ram e com a cor. O percentual na zona rural que não têm direitos garantidos é o dobro daquele nas áreas urbanas, 87,5% contra 41,6%. Negros regis­tram uma taxa de privação de 58,3%. Entre crianças e adolescentes brancos, não passa de 40%. As regiões Norte e Nordeste aparecem com os maiores índices de privação de direitos – com exceção de moradia, em que a região Sudeste supera o Nordeste.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas