O que se passa na África do Sul? Entrevista com Lybon Mabasa

Causou grande repercussão a renúncia do presidente Jacob Zuma e sua substituição por Cyril Ramaphosa, ambos velhos militan­tes do Congresso Nacional Africano (CNA), a mesma formação política do ex-presidente Nelson Mandela, que governou o pais desde o final do Apartheid (regime de segregação racial contra a maioria negra) de 1994 até 1999, vindo a falecer em dezembro de 2013.

Reproduzimos entrevista ao jornal Informações Operárias da França, com o dirigente do Partido Socia­lista da Azânia (nome africano do país), o SOPA (sigla em inglês), Lybon Ma­basa, que também é m e m b r o da coorde­nação do Acordo In­ternacional dos Traba­lhadores e Povos.

Informações Operárias – Cyril Ramaphosa foi eleito presidente pelo parlamento sul-africano em 15 de fevereiro, quando o mandato de Jacob Zuma, seu antecessor, só terminaria daqui a um ano. Em seu primeiro discurso o novo presidente disse: “Um novo começo nos espera, um fantástico recomeço”. O que você pensa disso? Qual é o sentimento do povo negro sobre o novo presidente?

Lybon Mabasa – Após muitos anos sob a direção de Zuma, amplos setores da população exigiam a sua saída, mas, apesar do questionamento à sua auto­ridade durante meses, ele se agarrava ao poder. Sob pressão de dirigentes do CNA ele finalmente foi obrigado a retirar-se. Sua partida despertou grandes esperanças de mudança. O povo acreditou que enfim iria obter o que espera desde 1994: terra, serviços públicos, saúde, emprego e educação. Ilusões baseadas na crença de que um presidente rico deveria forçosamente enriquecer o povo!

Mas as bases do atual poder conti­nuaram inalteradas e é evidentemente impossível para o CNA modificar as orientações fundamentais de sua política: a defesa dos privilégios dos brancos, a aceitação da inferioridade econômica e social dos negros.

A título de exemplo: o desempre­go atinge 50% da população negra e é praticamente inexistente entre os brancos. O desemprego atinge até e de forma ampla os negros diplomados.

IO – Ramaphosa também anunciou que quer “curar as feridas” do massacre de Marikana de agosto de 2012, no qual dezenas de mineiros grevistas foram mortos pela polícia. Qual foi a atitude dele no momento desse massacre? Cinco anos e meio mais tarde, o que ele pensa sobre “curar as feridas”?

LB – Ele acredita que os 37 grevistas assassinados pela polícia chamada por ele próprio a atirar contra os mi­neiros reunidos, quando Cyril era o principal dirigente sindical do setor, possam ser esquecidos. Mas, a cada aniversário desse massacre, entre o pessoal da mina, é denunciada a responsabilidade daquele que é cha­mado de “assassino de mineiros” e se reclama a sua prisão.

Mais amplamente, na população, mesmo os que consideram Cyril um “bom homem” não compreendem a sua implicação num massacre como jamais se viu, mesmo no período do apartheid, e que se desenrolou diante das câmeras de TV e todos viram o que ele fez…

IO – Que respostas foram dadas ao combate pela gratuidade dos estudos universitários que mobilizou a juventude no último período?

LB – Nada foi feito nesse domínio, bem como em qualquer outro com­promisso de campanha do CNA.

O cinismo aqui atinge o seu ponto máximo. Ramaphosa é tão rico que tinha prometido não pedir qualquer remuneração para suas funções de chefe de Estado. Mas na verdade ele exigiu um salário superior ao de todos os seus antecessores.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas