Parceria universitária com sionistas cancelada no Ceará!

A ação dos estudantes cearenses, em solidariedade ao povo palestino, levou a reitoria da Universidade Federal do Ceará a revogar o edital do 2º Innovation Challenge Brasil-Israel. O edital é voltado para “inovação e desenvolvimento econômico e social inclusivo” no Brasil e Israel. A reitoria da UFC afirmou que revogou a parceria devido ao conflito na Faixa de Gaza.

O projeto era uma iniciativa Ben-Gurion University (BGU), e da UFC, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), a Ruppin Academic Center (Ruppin), a Peres Academic Center (Peres) e a Sapir Academic College (Sapir) de Israel.

Um exemplo
O cancelamento deste edital é um exemplo para todo o Brasil. Uma vitória da luta pela solidariedade ao povo palestino. É necessário uma ampla mobilização para ruptura de relações com o Estado sionista de Israel em todos os níveis. Diversas universidades brasileiras mantém programas de colaboração com o Estado sionista. Em março de 2023 uma feira de universidades de Israel que seria realizada na Unicamp foi suspensa por pressão dos estudantes e professores.

Não podemos aceitar a manutenção das relações com um regime de apartheid (segregação) do governo israelense e sua guerra genocida contra a faixa de Gaza e a Cisjordânia.

Alexandre Linares

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas