Cláudio Soares, presente!

A Corrente O Trabalho, seção brasileira da 4ª Internacional, lamenta a morte do camarada Cláudio Soares, ocorrida hoje, em São Paulo, por complicações decorrentes de um enfarte do miocárdio. Militante ativo por décadas, dedicou sua vida à luta cotidiana pela emancipação da classe trabalhadora.

Jornalista, com 65 anos, Claudio ingressou na OSI (Organização Socialista Internacionalista), que antecedeu nossa corrente, em 1979, quando estudava na ECA-USP. Naquele período, sob a ditadura militar, trabalhava de dia no ECAD, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, durante o dia e fazia a faculdade à noite.

Nesta época integrou o PT desde 1980, onde foi um dos primeiros presidentes do Diretório Zonal de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, atuante principalmente nas zonas de comércio popular, transporte e industrias que ainda havia.

Nos anos 1990, ingressou na Imprensa Oficial do Estado, onde tornou-se liderança sindical, engajado na defesa dos trabalhadores e da empresa estatal, ameaçada em sucessivos governos estaduais. Era atualmente o secretário de Finanças e Administração do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Integrava a redação do jornal “O Trabalho” havia mais de 20 anos, onde era o seu membro mais longevo, colaborando em todos os números com matérias e revisão, na qual era um mestre. Há muito tempo, era o principal tradutor em português da revista A Verdade (editada em francês), órgão teórico da 4ª Internacional. Destacou-se também na edição e revisão de livros da editora Nova Palavra, como “O Programa da Revolução” (2009), A Luta contra a Opressão da Mulher” (2020) e “Ciência e Revolução Social” (2022)”.

Incansável, e com enorme senso de responsabilidade, na frente de batalha, dias antes da hospitalização, concluiu a revisão e preparação de texto do livro “Viagem à China, Relatório Comentado”, do camarada Markus Sokol.

A corrente O Trabalho, seção brasileira da 4ª Internacional, se solidariza com (as)os camaradas de militância de Cláudio Soares, com suas(seus) companheiras(os) da diretoria do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, com seus muitos amigos e com sua numerosa família – sua mãe Josefa, sua companheira, Simone De Marco, sua filha, Marina, seus enteados, irmãs, irmãos, sobrinhas e sobrinhos.

Seu exemplo de abnegação, firmeza, paciência e generosidade militantes permanece e dá frutos.

Cláudio Soares, presente!

São Paulo, 27 de Outubro de 2023
Comissão Executiva de O Trabalho

Velório: 28 de outubro, das 9h às 13h, no cemitério São Pedro, av. Francisco Falconi, 837, Vila Alpina, São Paulo.
Cerimônia de cremação: das 13h15 às 13h45, no crematório da Vila Alpina, av. Francisco Falconi, 437, Vila Alpina, São Paulo.

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas