Dirigente da CUT detona bancada antissindical da Jovem Pan

João Batista, o Joãozinho, da Executiva Nacional da CUT, foi convidado para um “debate democrático” pelo Morning Show, da Jovem Pan. Quando começava a explicar para o público a confusão proposital feita pela emissora quanto ao financiamento sindical, acharam melhor encerrar a entrevista.

Ele ia explicar que aquilo que a CUT defende que seja restabelecida é a contribuição ou taxa negocial: desconto definido pela categoria, de forma soberana em assembleia, a qual decide que é necessário financiar a campanha salarial e negociação. Ou seja, quando o sindicato de trabalhadores conquista um acordo coletivo com pontos como reajuste salarial, vale-alimentação entre muitos outros, a categoria que se beneficia desse acordo, que lutou por ele, também arca com os custos sindicais (e a cada trabalhador, individualmente, é garantido o direito de oposicao ao desconto).

Ou seja: não se discute e nem a CUT defende a volta do imposto sindical, um dia de salário que era recolhido pelo estado, compulsoriamente, e repassado aos sindicatos.

Joãozinho ainda falou sobre os prejuízos da reforma trabalhista aos direitos do trabalhador. Veja a entrevista abaixo:

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas