Em Santa Catarina, Renê Munaro se dispõe a construir um mandato da classe trabalhadora

Mais de 200 trabalhadores e jovens participaram do Lançamento da Pré-Candidatura a Deputado Federal de Renê Munaro, dia 9 de julho. O evento reuniu dirigentes sindicais, de movimentos populares, estudantis e partidários de onze cidades.

Trabalhador da Prefeitura de Florianópolis, Renê é presidente licenciado de um dos mais combativos sindicatos de Santa Catarina e colocou seu nome à disposição do Partido dos Trabalhadores.

Farmacêutico de formação, à frente do Sintrasem (municipais de Florianópolis), Renê ajudou a liderar mobilizações dos trabalhadores da saúde e também liderou greves contra a privatização dos serviços de limpeza urbana da capital catarinense e da educação, na conquista pela aplicação do piso nacional.

Seu lançamento trouxe como eixo central a defesa de um programa de emergência para a nação que consiste em defender os empregos, o aumento geral dos salários e o tabelamento dos preços da cesta-básica, a revogação das contrarreformas, o despejo zero, a reforma agrária e reforma urbana, contra as terceirizações e privatizações em defesa do serviço público, e pela desmilitarização da PM.

Foi reafirmado o compromisso com a luta contra todo tipo de opressão: aos negros, às mulheres e à população LGBTQIA+. Ainda, na defesa das lutas da juventude, das pessoas com deficiência, do povo indígena e do povo quilombola.

Renê afirmou, no entanto, que para avançar nessas medidas e reconstruir o país será preciso encarar uma perspectiva de ruptura com o sistema atual que oprime a classe trabalhadora e, para isso, defende a convocação de uma Constituinte Soberana com Lula presidente, que dará voz e vez ao povo.

Apoios se ampliam
A pré-candidatura está sendo construída de forma coletiva, especialmente pelos militantes dos núcleos do Diálogo e Ação Petista de Santa Catarina e recebe cada vez mais apoios. Na região de Itajaí a presidente do PT de Navegantes, Cris Lira, já confirmou apoio. Em Joinville, maior cidade do estado, Jane Becker, presidente do Sindicato dos servidores públicos municipais (Sinsej), está com Renê para construir um mandato que de fato represente os interesses da classe trabalhadora. Confirmando a adesão do movimento sindical, Helio Samuel, secretário geral do Sintect-SC (Correios) e Bruno Ziliotto, presidente do Sintrasem (municipais da capital Florianópolis) também declararam apoio.

A campanha manterá independência financeira, contando com apoio daqueles que defendem um programa de Reconstrução e Transformação do país, sem deixar sempre de reafirmar: Só o povo salva o povo!

Juçara Rosa

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas