Governo do Equador abre as portas para forças militares dos EUA no país

O presidente equatoriano Guilherme Lasso em recente visita a Washington firmou um acordo com o governo estadunidense que permite o envio ao Equador de forças militares dos EUA com o pretexto de participar de operações contra o narcotráfico.

O integrante da Câmara de Representantes dos EUA Dan Crenshaw informou que o acordo foi firmado na presença de Lasso no país.

Crenshaw, que preside a Força de Intervenção do Congresso para Combater os Cartéis de Drogas Mexicanos, confirmou que durante a assinatura do acordo estavam presente altos cargos da Guarda Costeira e do Departamento de Defesa.

De acordo com a imprensa, foram assinados dois acordos. Ambos dão luz verde para a presença de militares tanto em terra como na costa marítima equatoriana.

Órgãos da imprensa chamaram a atenção de que o Departamento de Estado dos EUA emitiu desde a semana passada mais de 30 comunicados de imprensa, mas não divulgou este acordo com Equador.

Depois da ditadura do Peru de Dina Boluarte, agora é Lasso que abre o território sul americano para forças militares dos EUA, que avançaram também com a aprovação recente do Conselho de Segurança da ONU para uma nova missão no Haiti. Com pretexto de combater o narcotráfico e gangues os EUA se preparam para garantir seus interesses no que consideram seu quintal. Fora ianques!

Notícia na íntegra: https://www.telesurtv.net/news/ecuador-firma-acuerdo-envio-militares-eeuu-narcotrafico-20231001-0024.html

Legenda foto: O presidente Lasso e Dan Crenshaw em Washington Crédio @RepDanCrenssh

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas