“Lula garantiu ganho real, prefeita do PT tem que garantir também” defende trabalhador da Cesama em Juiz de Fora

Os trabalhadores da Cesama – Companhia de Saneamento Municipal – de Juiz de Fora, Minas Gerais, pararam as atividades e fizeram uma passeata que percorreu o centro da cidade na manhã desta quinta feira (23). O objetivo era reivindicar da prefeita Margarida Salomão outra postura da empresa pública nas mesas de negociação, diante do fato de que havia uma negativa de ganho real para a categoria, mesmo com a empresa sendo bastante lucrativa.

O presidente do Sinágua, Edinaldo Sidiclei Ladeira Ramos, falou a O Trabalho sobre esta luta em curso.

Como foi a mobilização dos trabalhadores, quais são as reivindicações principais?

Hoje a nossa reivindicação é para não perder os direitos conquistados e estamos querendo ganho real.
O próprio presidente Lula garantiu ganho real em todos os anos do seu mandato e já vem cumprindo. Como a Margarida também é do PT, nós entendemos que temos que avançar nisso. Dizer que não vai ter ganho real é muito ruim, porque a categoria já está há 7 anos sem ganho real.

Edinaldo ao lado da vereadora Cida Oliveira, do PT, que foi prestar o seu apoio à luta dos trabalhadores

7 anos sem ganho real… há outras reivindicações na pauta?

A Cesama trouxe algumas pautas que retiram direitos adquiridos que lutamos muito pra conquistar e nós não topamos isso. Foram conquistas com muita luta na rua, muito pão com mortadela e manifestação. Nós só queremos o que é de direito. Só correção inflacionária também não resolve nada. Porque senão todo mundo daria correção inflacionária e o país estaria às mil maravilhas. Mas subiu gasolina, subiu o preço da comida, foi subindo tudo. A gente sabe que isso só não corrige.

Você mencionou na assembleia que a Cesama tem uma perspectiva de lucro de 100 milhões este ano?

Isso, porque todo o dinheiro que estava investido nas caixinhas, aquelas contas específicas que foram criadas pela agência reguladora, será todo do patrimônio da Cesama de novo. Por isso não entendemos essa negativa em relação ao ganho real.

E vocês foram recebidos pela prefeita depois dessa mobilização? Qual foi a sinalização dela?

Nos pareceu positiva. Vamos aguardar. Somos do sindicato, só podemos falar que foi boa mesmo quando as coisas acontecerem. Nós gostamos do PT e apoiamos a prefeita (na eleição), mas nós representamos os trabalhadores, que nos elegeram pro sindicato, por isso não podemos fechar os olhos para suas reivindicações.

Nós teremos nova assembleia no dia 27 e se as coisas não avançarem faremos nova paralisação. Se avançarem, vamos discutir o que fazer com a categoria.

Passeata da categoria percorre as ruas da cidade e vai até o gabinete da prefeita Margarida Salomão

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas