PT de Salvador reafirma candidatura própria

É hora de mudança na capital baiana

O auditório da Assembleia Legislativa da Bahia ficou lotado na plenária do PT de Salvador no dia 28 de outubro. Dirigentes, sindicalistas, parlamentares, movimentos e, sobretudo, a militância, marcou presença e reafirmou o Deputado Estadual Robinson Almeida como candidato do partido para a prefeitura 2024.

A plenária foi resultado de três meses de mobilização que se seguiram ao lançamento da candidatura no Diretório Municipal no dia 6 de julho. A militância sustentou a decisão e participou das diversas plenárias nas 20 zonais. 

Nesse período enfrentou fake news e tentativas de retirar uma candidatura verdadeira, seja filiando o empresário José Trindade ou tentando impor o vice-governador Geraldo Júnior (MDB). Porém, essa intentona enfrenta ainda mais dificuldades agora, após a plenária. Inclusive, muitos relembraram o desastre das duas últimas eleições municipais, quando o ex-governador e atual Ministro, Rui Costa, impôs seus candidatos, o que enfraqueceu a base e deu em derrotas, que também impactaram em 2022 quando Jerônimo perdeu em Salvador, enquanto Lula obteve mais de 70% dos votos. 

Agora é o momento de construir um programa de interesse do povo trabalhador e da população negra, com alianças compatíveis com este programa, para derrotar o atual prefeito Bruno Reis (União Brasil), comparsa de ACM Neto

O jogo está sendo jogado. O grito da militância “vai dar PT” pesa, o próprio Senador Jaques Wagner disse pela primeira vez que “Robinson é o meu candidato”, frente aos demais como o vice-governador (acima), a Deputada do PCdoB Olívia Santana e outros. 

Junto a essa força, o Diálogo e Ação Petista esteve presente com reivindicações como creches públicas, Instituto Federal de Ensino, entre outras. A Professora Marize Carvalho, Secretária de Articulação das Zonais da Executiva, disse “a plenária transpira vitalidade. É hora de mudar Salvador com tarifa zero, IPTU progressivo, fim da violência policial e mais serviços públicos. Não abrimos mão, é PT na cabeça”.

Paulo Riela


Homenagem à camarada Edenice

Um dos pontos altos foi a justa homenagem à Edenice Santana. Militante desde os anos 80, a Quilombola sempre foi incansável na luta dos trabalhadores e do povo negro e defensora da independência de classe. “Como mulher preta, tenho muito orgulho deste partido tomar a rédea com nosso candidato à prefeitura desta Roma negra”, disse ela que é do Diretório de Salvador representando o Diálogo e Ação Petista. Edenice é da Coordenação Nacional de Entidades Negras e militante da Corrente O Trabalho, seção brasileira da IV Internacional. Vida longa e um axé pra Negona!

Artigos relacionados

Últimas

Mais lidas